Disciplinas
Disciplinas
INSCRIÇÕES
Pode entrar nesta grande família e instituição enquanto aluno ou professor.
Alunos
inscrição de alunos
Se quer fazer parte das nossas disciplinas pode aceder às fichas de inscrição carregando no botão abaixo
professores
inscrição de professores
Se tem algo a ensinar e se é apaixonado por algum tipo de formação, poderá inscrever-se como professor carregando no botão abaixo
pesquisa rápida de todas as disciplinas
Lista geral de disciplinas
Disciplinas | Hora Início | Hora Fim | Dia | Duração |
---|---|---|---|---|
Alemão | 16:30 | 17:20 | 5ª | 0:50 |
Alimentação e Qualidade de Vida | 14:00 | 15:50 | 3ª | 1:50 |
Antigos Saberes | 10:00 | 10:50 | 2ª | 0:50 |
Aprender Arraiolos (NOVA) | 16:00 | 17:50 | 4ª | 1:50 |
Aromaterapia | 15:30 | 16:20 | 2ª | 0:50 |
Artes Manuais | 10:00 | 12:50 | 4ª | 2:50 |
Astrofísica - O Universo e a Vida | 15:30 | 16:20 | 2ª | 0:50 |
Astrologia | 15:30 | 16:50 | 5ª | 1:20 |
Atelier de Pintura | 15:00 | 16:50 | 3ª | 1:50 |
Atividade Física-1 | 10:00 | 10:50 | 5ª | 0:50 |
Atividade Física-2 | 11:00 | 11:50 | 5ª | 0:50 |
Biodanza | 9:45 | 11:20 | 4ª | 1:35 |
Canções e Memória | 17:00 | 17:50 | 3ª | 0:50 |
Chi-Kung/Tai-Chi | 12:00 | 12:50 | 5ª | 0:50 |
Ciência e Tecnologia | 11:30 | 12:20 | 4ª | 0:50 |
Clube de Leitura (3.ª sem/mês) | 17:30 | 18:50 | 5ª | 1:20 |
Comunicação Humana | 15:30 | 16:20 | 4ª | 0:50 |
Comunicação nas Redes Sociais | 10:00 | 10:50 | 2ª | 0:50 |
Comunicação nas Redes Sociais (Queijas) | 11:00 | 11:50 | 5ª | 0:50 |
Conhecimentos Tradicionais (NOVA) | 14:30 | 15:20 | 3ª | 0:50 |
Conhecimentos Tradicionais (Queijas) (NOVA) | 11:00 | 11:50 | 3ª | 0:50 |
Contos Portugueses do Séc. XX | 12:00 | 12:50 | 5ª | 0:50 |
Conversas em Francês | 10:00 | 10:50 | 4ª | 0:50 |
Costurando | 14:30 | 16:20 | 5ª | 1:50 |
Culinária (Queijas) | 10:00 | 10:50 | 2ª | 0:50 |
Cultura Ocidental | 11:00 | 11:50 | 5ª | 0:50 |
Danças Regionais-Folclore/Etnografia | 17:30 | 18:20 | 4ª | 0:50 |
Desafios Matemáticos (Exercitar Cérebro) | 11:00 | 11:50 | 3ª | 0:50 |
Desenho/Técnicas Pintura | 14:30 | 17:20 | 4ª | 2:50 |
Desenvolvendo os Sentidos (NOVA) | 12:00 | 12:50 | 3ª | 0:50 |
Direitos e Deveres dos Cidadãos | 15:30 | 16:50 | 3ª | 1:20 |
Direitos e Deveres dos Cidadãos (Queijas) | 15:00 | 16:20 | 2ª | 1:20 |
Efemérides e Cultura Geral | 16:30 | 17:20 | 5ª | 0:50 |
Energias Renováveis e Sustentabilidade (NOVA) | 10:00 | 10:50 | 4ª | 0:50 |
Entretenimento - Sudoku | 17:00 | 17:50 | 3ª | 0:50 |
Escritores e Escritas em Língua Portuguesa | 16:30 | 17:20 | 4ª | 0:50 |
Espanhol para conversar | 17:00 | 17:50 | 5ª | 0:50 |
Fotografia (Vários Elementos) | 14:30 | 15:20 | 2ª | 0:50 |
Gastronomia, Cultura e Tradições de Portugal | 14:30 | 15:20 | 4ª | 0:50 |
Grp. Jograis (Grupo de Representação) | 15:30 | 16:50 | 2ª | 1:20 |
Grp.Teatro (Grupo de Representação) | 15:30 | 17:20 | 4ª | 1:50 |
História da Cultura - Séc. XX | 14:30 | 15:20 | 5ª | 0:50 |
História da Música de Cabo Verde | 15:00 | 16:20 | 5ª | 1:20 |
História das Religiões | 15:30 | 16:20 | 5ª | 0:50 |
História de Arte da Cidade de Lisboa | 12:00 | 12:50 | 3ª | 0:50 |
História de Portugal Nua e Crua | 15:30 | 16:20 | 5ª | 0:50 |
Informática (IA) - Nível 1 | 10:00 | 11:20 | 4ª | 1:20 |
Informática (IB) - Nível 2 | 11:30 | 12:50 | 4ª | 1:20 |
Informática (IC) - Nível 1 | 10:00 | 11:20 | 3ª | 1:20 |
Informática (ID) - Nível 2 | 11:30 | 12:50 | 3ª | 1:20 |
Informática (Queijas) | 14:00 | 15:20 | 4ª | 1:20 |
Inglês - Básico | 11:00 | 11:50 | 4ª | 0:50 |
Inglês - Boas/Divertidas Conversas | 16:30 | 17:50 | 2ª | 1:20 |
Inglês - Começar a Falar | 15:30 | 16:50 | 4ª | 1:20 |
Inglês - Nível 1 | 11:00 | 11:50 | 5ª | 0:50 |
Inglês - Nível 1 (Queijas) | 11:00 | 11:50 | 2ª | 0:50 |
Iniciação ao Bridge (NOVA) | 11:00 | 12:50 | 3ª | 1:50 |
Literatura Portuguesa (Estudos Pessoanos) (NOVA) | 10:00 | 10:50 | 4ª | 0:50 |
Mente, Artes e Letras (NOVA) | 11:00 | 12:50 | 2ª | 1:50 |
Movimento e Bem-Estar | 12:00 | 12:50 | 2ª | 0:50 |
No Caminho da Consciência | 15:30 | 16:50 | 3ª | 1:20 |
Oficina da Saúde | 11:00 | 11:50 | 2ª | 0:50 |
Olhar a Vida em Cristalino (Queijas) | 15:00 | 15:50 | 3ª | 0:50 |
Origami - Avançados | 14:00 | 15:50 | 3ª | 1:50 |
Origami - Iniciados | 14:30 | 16:20 | 2ª | 1:50 |
Origami (Queijas) | 15:30 | 16:50 | 4ª | 1:20 |
Orq. Típica Cantares USCQAL | 18:00 | 19:20 | 3ª | 1:20 |
Poesia Portuguesa do Séc. XX | 12:00 | 12:50 | 2ª | 0:50 |
Saúde e Qualidade de Vida (NOVA) | 14:00 | 15:50 | 4ª | 1:50 |
Trabalhar Linhas/Lãs | 10:00 | 11:50 | 2ª | 1:50 |
Va Passear de Comboio | 10:00 | 10:50 | 5ª | 0:50 |
Vamos Jogar | 16:00 | 18:50 | 3ª | 2:50 |
Viola Acústica | 14:30 | 15:50 | 5ª | 1:20 |
Yoga (NOVA) | 15:30 | 16:20 | 2ª | 0:50 |
Yoga (Queijas) (NOVA) | 16:00 | 16:50 | 3ª | 0:50 |
Código disciplina - CS/prof.ª Maria Maio
CONVERSAS SOBRE CORPO, MENTE, ESPÍRITO
O objetivo destas conversas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, que se querem informais, abertas e sem julgamentos, é debater qualquer tipo de assunto considerado de interesse para trabalhar a autoconsciência no sentido da moralidade, do dever e da capacidade de se perceber a relação entre a pessoa e tudo o que a rodeia.
Falaremos sobre a Condição Humana e a relação entre Corpo/Mente/Espírito, os Valores Universais, a Gestão das Emoções, os Relacionamentos, a Vida, a Felicidade, o Amor e tudo o mais que for colocado em cima da mesa.
Debateremos alguns textos de livros, carregados de simbolismo, que possam transmitir mensagens capazes de tocar fundo e transformar formas de ser e estar.
Iremos até onde cada um dos participantes desejar ir, sem medo de se perder na caminhada das palavras e das ideias.
Trabalharemos sobre o significado de frases como:
“O momento exato de poder é sempre o momento presente”
“Cada pensamento que concebemos cria o nosso futuro”
“A melhor forma de sair de um problema é entrar nele mais fundo”
“Já pensaste que aquilo que te falta na vida és tu mesmo?”
“As maiores batalhas da tua vida são travadas contigo mesmo”
“O amor não é sobre preencher vazios mas sobre criar espaços”
“Quando tiveres a consciência de quem és, nada tens que demonstrar”
“Fazer o que queres é liberdade, gostar do que fazes é felicidade”
Lista de disciplinas por aluno
Consulte os horários e o calendário do ano letivo aqui
SINOPSES das disciplinas
Abordagem da língua alemã. Iniciação ao vocabulário, à pronúncia, à gramática, de forma simples, com base em livro próprio.
Continuação de anos anteriores de aprendizagem que conduziram a um nível satisfatório de entendimento da língua, capacidade de tradução e de alguma forma de oralidade.
Leitura e tradução de textos já com alguma complexidade.
PROGRAMA – MÓDULO I
Características e propriedades dos alimentos
Água
Hortaliças, legumes, verduras e vegetais (40)
Frutas (26) – frutos vermelhos (10) – frutos secos (9)
Leguminosas (12)
Cereais e sementes (15)
Ervas aromáticas e especiarias (21)
Chás de ervas (21)
Peixe (15)
Marisco (5)
Carnes e derivados (8)
Outros alimentos também importantes usados no dia-a-dia (7)
Alimentos e outros que devemos/podemos evitar (35)
info – informações complementares (25)
e os nutrientes existentes classificam-se em
a+s – 6 – alimentos ácidos / a+s – 7 – alimentos alcalinos
a+s – 8 – benefícios de tomar bicarbonato de sódio / a+s – 9 – como se forma a urina
a+s – 10 – alimentos funcionais
a+s – 11 – alimentos prebióticos e probióticos
a+s – 12 – alimentos orgânicos
a+s – 13 – agrotóxicos / a+s – 14 – extinção de alimentos
a+s-15 – alimentos termogénicos
a+s – 16 – alimentos diuréticos naturais
a+s – 17 – radicais livres
a+s 18 – alimentos anti oxidantes / 18.1 – compreendendo a glutationa
a+s – 19 – aminoácidos
a+s – 20 – proteínas
– alguns alimentos são muito melhores do que uma farmácia cheia de remédios
a+s – 21 – alimentos antiinflamatórios / a+s – 22-polifenóis / a+s – 23 – enzimas
a+s – 24 – sistema imunológico humano
a+s – 25 – vitaminas / a+s – 26.1 – carnitina / a+s – 26.2 – coenzima q 10
a+s – 26.3 – vitaminas anti envelhecimento
a+s – 27 – sais minerais
a+s – 28 – fibras
a+s – 29 – alimentação saudável resumo
a+s – 30 – compreensão os rótulos
Em Antigos Saberes vamos a bordar várias temáticas da vida do Homem neste plano.
Muitas dessas disciplinas foram anuladas ao longo dos séculos, por via dos poderes vigentes, ou pré-conceito nas sociedades. Conhecimentos escondidos foram assim sonegados através dos tempos.
Hoje é possível abordar e trazer ao conhecimento de cada um esses saberes que são necessários ao desenvolvimento de uma sociedade constituída por seres com uma maior consciência do Universo.
Conhecer, saber, observar várias perspectivas e entender quem somos, onde estamos e qual o propósito de cada um.
Religiões Antigas – Mitologia – Xamanismo – Astrologia – Numerologia – Tarot – Física Quântica – Consciência Sistémica – Vida.
Condição Prévia:
Mente aberta para novas perspectivas do saber.
Aromaterapia quer dizer tratar pelo odor.
É extremamente eficaz em problemas de stress, dores musculares ou reumáticas, digestivos, menopausa angústia depressão ou insónia.
A maior parte das culturas antigas reconhecia os benefícios
terapêuticos dos óleos aromáticos.
Penetram no corpo por inalação e por absorção através dos poros da pele.
As suas propriedades medicinais e o poder reconfortante do toque unem se para formar um tratamento eficaz e a maneira como opera na dor e tensão muscular tem efeitos positivos no humor, repercutindo-se no bem-estar.
OBJECTIVOS
Dar a conhecer o que e a aromaterapia junta da população sénior. Esporadicamente haverá algumas práticas bem como divulgação e presentação de óleos sazonais.
METODOLOGIA
Através de PowerPoint, uma aula semanal presencial podendo ser transmitida via zoom.
BENEFÍCIOS
Melhoria do bem-estar e saúde no dia a dia.
Por meio da experiência do sentir e do cheirar percecionar as vantagens que a aromaterapia nos traz.
Esta disciplina é essencialmente prática e, para além de ideias que os alunos possam trazer para serem concretizadas, vai-se ensinar a fazer:
– tapeçaria (esmirna, fada do lar)
– decoupage (técnica dos guardanapos de papel)
– macramê
– muitos outros trabalhos em materiais diversos
prof.ª ANTÓNIO COSTA
ASTROFISICA – O UNIVERSO E A VIDA
As perguntas que todos fazem:
Porque há coisas? Quem somos? Porque estamos aqui?
História do conhecimento
O Big Bang
Energia, matéria e anti-matéria
O que há no Universo, de que é feito
Formação de estruturas:
Estrelas, galáxias, nebulosas, buracos negros, planetas, etc.
Os átomos
Tabela periódica, a origem dos elementos
Matéria bariónica e matéria escura
Energia e energia escura
As 4 forças do Universo e como atuam
Modelo padrão
O telescópio James Webb está a afetar o nosso conhecimento?
Há leis do Universo? Entropia
O que aconteceu no séc. XIX-XX que provocou a explosão tecnológica
Os “quanta”
A mecânica quântica. “A realidade não é como a descreve a física clássica”
Novas teorias do Espaço e do Tempo
Pode-se viajar no tempo? O teletransporte; Dobra espacial
O sistema solar
Exploração espacial; robots; inteligência artificial.
A Vida:
Como surgiu na Terra
Como evoluiu
A evolução do cérebro
O criador de tudo
Caminho(s) para o futuro
prof.ª MARIA Luz Sobral
Astrologia
Dependendo dos conhecimentos dos participantes, poderão ser abordados os seguintes temas:
O ABC da Astrologia:
– Nós e o Universo;
– Viajem de aprendizagem sobre “quem sou”;
– Noções essenciais de Astrologia e como aplicá-la no dia-a-dia.
– Astrologia Humanista e Psicológica:
– Arquétipos e Princípios Universais;
– Trânsitos Planetários e como nos influenciam;
– Como desenvolver o autoconhecimento e evoluir em Consciência.
“Para serem amadas, as coisas da terra precisam de ser conhecidas; para serem conhecidas, as coisas divinas precisam de ser amadas” – Pascal.
prof. Rui Albuquerque
ATELIER DE PINTURA
Aulas de iniciação à pintura, Teoria da cor, composição, conhecimento dos materiais e exercícios práticos, abordagem à história da arte.
prof. António Ganhão
Atividade Física-1
Uma aula para desenvolver a condição física, com encaminhamento para diversas atividades, para que cada aluno consiga ser consciente, responsável e autossuficiente na prática do desporto que melhor se adapte à sua condição.
Serão organizadas caminhadas e alguns jogos para dar a conhecer as melhores práticas.
O grupo não deverá ter mais do que 15 alunos para que se possam atingir os objetivos.
prof. António Ganhão
Atividade Física-2
Uma aula para desenvolver a condição física, com encaminhamento para diversas atividades, para que cada aluno consiga ser consciente, responsável e autossuficiente na prática do desporto que melhor se adapte à sua condição.
Serão organizadas caminhadas e alguns jogos para dar a conhecer as melhores práticas.
O grupo não deverá ter mais do que 15 alunos para que se possam atingir os objetivos.
prof.ª Teresa Gardette
BIODANZA
Uma aula de Biodanza induz vivências de alegria, bem-estar e conexão consigo e com os outros através da música e de jogos de grupo.
“Biodanza é um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida, baseada em vivências induzidas pela dança, pela música e por situações de encontro em grupo”
prof.ª Beatriz José
Bridge
Se gosta de jogar às cartas, se gosta de conhecer e conviver com diversas pessoas, se quer manter a sua mente bastante activa, se gosta de se divertir, então esta disciplina é para si.
O Bridge é um jogo de cartas fascinante que promove um estímulo constante da mente, pois desenvolve as capacidades de memória, de raciocínio, de cálculo, de lógica, de estratégia e de comunicação.
Como o Bridge é jogado a parceiros é uma actividade muito social, que permite conhecer e estabelecer amizades com facilidade.
Esta disciplina terá uma aula semanal de 2 horas.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO
As Regras do Jogo de Bridge
Os Contratos e o Leilão
O Mini-Bridge em Sem Trunfo
O Jogo da Carta
Aberturas em Naipe Rico
Aberturas em Naipe Pobre
O Mini-Bridge em Trunfo
O Jogo da Defesa
Algumas das principais Convenções do jogo de Bridge
Em todas as aulas haverá uma componente teórica e exercícios práticos.
Algumas aulas serão dedicadas exclusivamente ao jogo da carta para aplicação prática dos conceitos e para treino dos alunos.
O Bridge é reconhecido como desporto pelo Comité Olímpico Internacional. É um dos 4 Desportos da Mente em conjunto com o Xadrez, as Damas e o Go. Há cerca de 700.000 praticantes federados no Mundo e em Portugal são cerca de 800 praticantes inscritos na Federação Portuguesa de Bridge, mas muitos mais a jogar Bridge social.
prof. João Paulo Coelho
Canções e Memória
Como o próprio título indica, com estas aulas pretende-se proporcionar aos alunos um percurso afetuoso pelas memórias musicais que, de algum modo, se ligam à nossa vida em que a protagonista será a CANÇÃO.
Sendo as canções, na sua generalidade, compostas pela parte musical e por textos (as chamadas letras), serão recordados vários e diferentes tipos de canções, intérpretes e protagonistas que num passado não muito distante contribuíram para, em contextos por vezes muito diferentes, “crescer connosco”, moldar-nos um pouco o gosto e, nalguns casos, moldar a nossa própria vida.
Serão apresentados autores, compositores e intérpretes em língua portuguesa (Portugal e Brasil), anglo-americana, Grã-Bretanha, América do Norte e países que utilizem esta língua. Será dado relevo a um capítulo sobre musicais de filmes (clássicos que perduram na memória);
Cada aula semanal será apresentada com apoio de imagens em apresentações eletrónicas concebidas para o efeito, informações orais e a interpretação de 2 ou 3 canções tocadas e cantadas ao vivo pelo professor e/ou algum ou alguns convidados da própria USCQAL ou exteriores à instituição.
A título de exemplo, apresenta-se um esquema organizativo sintético para o ano letivo:
Fase 1 – canções e músicas de filmes (várias línguas) e temas clássicos que enraízam na memória de quase todos.
Fase 2 – abordagem a novos temas de música ligeira portuguesa e eventualmente brasileira.
Fase 3 e seguintes – abordagens a intérpretes de língua anglo-americana.
No final de cada sessão será sempre anunciado o teor da sessão seguinte.
Obviamente, poderão ser aceites algumas sugestões dos alunos.
prof. Sérgio Gomes
Chi-Kung/Tai-Chi
O Chi-Kung é uma ginástica respiratória que combina a respiração com o movimento lento e concentração em várias partes do corpo, de modo a melhorar o fluxo energético do nosso corpo.
Perguntaram um dia a um mestre por que razão praticava Chi-Kung e ele respondeu:
É PARA ME SENTIR BEM!
prof. Carlos Rodolfo
Ciência e tecnologia
OBJETIVO:
Explicar os princípios científicos que estão na base dos
desenvolvimentos tecnológicos, por forma a compreender o
funcionamento dos atuais equipamentos e sistemas de tecnologias emergentes, utilizando-os de forma eficiente e segura.
Procuraremos que as aulas tenham a participação ativa dos alunos com debates abertos sobre desafios associados aos novos desenvolvimentos científicos e de inovação tecnológica em Portugal e no mundo.
O curso será realizado ao longo do ano letivo 2021-2022, com 1 hora semanal, incluindo ainda 2 visitas fora desse horário, se for
possível serem realizadas, no contexto das normas de segurança vigentes.
VISITAS PREVISTAS: Museu das Comunicações (em Lisboa) e outro local (a definir).
PROGRAMA:
A importância da Ciência, da Tecnologia e da Inovação para a
sociedade atual;
As setas do tempo: a evolução do tempo através da História e da sua observação em várias áreas;
Noções de entropia: na termodinâmica, como avaliação do estado de desordem de um sistema; nas comunicações, como medida da perda de informação de uma mensagem ou de um sinal transmitido; na física, como “seta do tempo”;
A transformação do mundo analógico para o digital. Computadores e Simuladores. Algoritmos. Bits e Bytes. O futuro das ciências da computação;
Inteligência artificial (IA). Aprendizagem automática. Algoritmos evolutivos;
O espectro eletromagnético. As ondas de rádio, televisão,
micro-ondas, raios X, raios gama: as suas aplicações, ondas
ionizantes e eventuais riscos para a saúde;
A evolução da eletrónica, das telecomunicações e das tecnologias de informação e comunicação (TICs). As redes de comunicações móveis sem fios. A revolução do 5G;
Os sistemas de posicionamento geográficos. O GPS (Sistema de
Posicionamento Global). Como utilizar as Apps dos dispositívos
móveis para se localizar e navegar;
A energia / matéria e os novos materiais. As nanotecnologias. Produtos em desenvolvimento com aplicações na indústria têxtil, na eletrónica e na medicina;
A origem do Universo e a criação das partículas elementares;
A antimatéria. A descoberta das antipartículas e as suas aplicações – PET;
As forças fundamentais da natureza e a sua interação: força da
gravidade, força eletromagnética, força fraca (decaimento
radioativo) e força forte (núcleo atómico);
A absorção e emissão de fotões. As linhas espetrais. O laser e a
holografia;
O mundo da física quântica. O computador quântico (quobits) e as capacidades da computação quântica;
A tecnologia “blockchain”. Os “NFT” (Tokens não fungíveis)
como certificados de autenticidade digital de um bem. As
criptomoedas, as moedas digitais emitidas pelos bancos centrais e a sua evolução.
prof.ª Rosangela Generali
Clube de Leitura
Grupo de leitura que reúne uma vez por mês (na 3ª semana) para falar sobre os livros que forem previamente escolhidos.
prof.ª Ana Tavares
Comunicação nas Redes Sociais
As redes sociais são hoje em dia uma forma de comunicação fundamental, insistindo muitas vezes em substituir a interação pessoal, transformando rostos, expressões, sorrisos, olhares, vozes, toques ou abraços em textos e imagens por detrás dos ecrãs. Como incorporá-las, então, na nossa comunicação?
Aqui vamos aprender sobre o Facebook, o Instagram, o Whatsapp, o LinkedIn, o TikTok, os Blogs, o e-mail… Como usá-los? Quando usá-los? Texto ou fotografia? Como trabalhar as fotografias e vídeos? O que significam os ícones? E as abreviaturas?
Nestas aulas, vamos desvendar todos estes segredos… e mais.
prof.ª Rosangela Generali
Comunicação Humana
A Comunicação Humana nas suas várias vertentes:
Face a face ou mediada por telefones e telemóveis e mediática através da Comunicação Social.
Os fenómenos “Publicidade, Marketing e Comunicação Empresarial.”
Nas aulas discutimos temas da atualidade, aprendemos histórias, fazemos amigos e algo novo acontece, porque no contacto com os outros, reinventamo-nos.
prof.ª Vera Batista
Contos Portugueses do século XX
– Contos selecionados de autores de língua portuguesa.
– Prioridade na escolha: os contos (e contistas) mais consagrados da nossa literatura.
– Contexto espácio temporal dos contos escolhidos.
– Interpretação, troca de opiniões e experiências.
prof.ª Lourdes polainas
Conhecimentos tradicionais
Antigamente… olhávamos para o céu e sabíamos se no dia seguinte ia chover; antigamente, sabíamos que o chá de oliveira era bom para a tensão alta; antigamente, rezávamos ao «Anjo da Guarda»; antigamente, havia um endireita onde pessoas e animais se iam tratar; antigamente, pesquisava-se água com a ajuda de umas varetas. E hoje? Hoje, temos o conhecimento disperso por múltiplas disciplinas e a sabedoria tradicional caiu no esquecimento ou é alvo de troça.
A disciplina «CONHECIMENTO TRADICIONAL» visa recordar alguns desses “saberes” e mostrar que são um corpo de conhecimento que atravessou gerações. Iremos falar da energia do corpo humano, chacras, auras, mas também reiki, tarot, ervas medicinais, anjos e tarot, pêndulos, e ainda dos antigos saberes dos construtores de catedrais.
Teremos um conjunto de palestrantes convidados, disponíveis para partilhar conhecimento e experiência pessoal. Agora só falta a sua inscrição. Contamos Consigo.
prof.ª Josiane Boudon
Conversas em Francês
Sendo o nível de conhecimentos de francês dos inscritos muito variável, proponho um programa abrangente de revisão e melhoria da prática da língua francesa, passando pela escolha de temas diversos, do agrado da maioria, por forma a tornar as sessões animadas, participativas, agradáveis e alegres.
Venha rever e atualizar os seus conhecimentos de francês, a língua da Cultura, das relações internacionais, da gastronomia e do Amor…
Explicando as dificuldades próprias da língua francesa, vamos viajar pelo Hexágono e quiçá fora deste, pela literatura e pelas Artes.
prof.ª Cristina Serrão
Costurando
Espaço de troca de experiências entre alunas(os) que gostem de costurar.
prof.ª aNA mARTINS
CULINÁRIA
O nosso curso vai basear-se na pirâmide alimentar e de todos os alimentos que a compõem, seus nutrientes e receitas do que poderão cozinhar com cada um deles. Iniciaremos pelo primeiro dos oito degraus da pirâmide, que é composto pelos cereais e sementes.
Falaremos de tudo o que poderá cozinhar com farinhas, cereais, sementes e afins, desde um scone a uma panqueca, passando por quiches e por outros alimentos deste grupo e terminando num saboroso arroz malandrino. Caminharemos pelo 2º patamar: vegetais e hortícolas, seguindo o mesmo processo.
Falaremos também da dieta mediterrânica e de como é benéfica para a saúde, apresentando receitas relacionadas.
Iremos intercalar outros assuntos relacionados com a alimentação por serem uteis e atuais, tais como: receitas do S. Martinho, Natal, Ano Novo, Dia de Reis e Páscoa, grupos de alimentos, a importância da cor dos alimentos, alimentos oxidantes, Ácidos e alcalinos, com vitamina C, bebidas reconfortantes para o Inverno, cozinhar na caneca no micro
ondas, especiarias, ervas aromáticas, sal e chá, não esquecendo algumas dicas de cozinha.
prof.ª HELENA MARQUES
CULTURA OCIDENTAL
1. Introdução
1.1. Cultura e Civilização
1.2. Conceito de Cultura e de Culturas
2. Cultura Ocidental
2.1. Conceito
2.2. Matriz
2.3. Substratos e superestratos culturais
2.4. Delimitação no espaço
2.5. Delimitação no tempo
3. Fases evolutivas da Cultura Ocidental
3.1. Alta e Baixa Idade Média
3.2. Idade Clássica
3.3. Idade Moderna
3.4. Traços caracterizadores de cada uma destas fases
3.4.1. na política
3.4.2. na organização social
3.4.3. nas artes plásticas
3.4.4. na literatura
3.4.5. na música
prof. José Brito
Danças Regionais
Esta Disciplina pretende dar instrução sobre Folclore e Etnografia Portugueses com particular incidência nas danças populares de norte a sul do país. O módulo será eminentemente prático com formação em dança popular regional percorrendo as mais tradicionais e típicas modas do Cancioneiro Tradicional Português.
prof.ª MARIA josé matos
Desafios Matemáticos
O cérebro, tal como o corpo, precisa de ser alimentado e exercitado, para não perder capacidades.
Também, tal como acontece com o corpo, o treino do cérebro recorre a atividades variadas, que visam melhorar a atenção, a memória, o raciocínio, a autoconfiança…, a cultura geral.
As atividades envolvem exercícios de cálculo algébrico e/ou mental, de pensamento lateral, de observação, de criatividade, de experiências de rotina e fora da rotina…
Os assuntos vão sendo definidos de acordo com o interesse manifestado pelos alunos – já fizemos muitas contas e falámos do número zero, do número de ouro, de fractais, de poesia, de pintores e de pintura de base matemática… E não só!
prof.ª ana isabel costa
Desenvolvendo os sentidos
Uma actividade onde será proposto observar, sentir e aprender a desenvolver os sentidos, mas também a ter através de várias metodologias, perceções diferentes de modos subtis.
Serão abordados os seguintes temas:
– O que são e quais os sentidos
– Como desenvolvê-los
– Os sentidos e os seus reflexos nas emoções
– Onde no nosso cérebro eles se manifestam e como trabalhar para os desenvolver.
prof. Francisco Pestana
Desenho/
Técnicas Pintura
A aula tem como objetivo o ensino das diversas técnicas do desenho e pintura para que cada participante possa dar oportunidade à sua criatividade, tanto no uso da cor como na construção do traço.
prof.ª Conceição Marques
Direitos/Deveres Cidadãos
A educação para a cidadania tem como objetivo a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.
prof. Júlio Pinto
Efemérides e
Cultura Geral
Nesta aula, para além de serem debatidos os assuntos interessantes do dia-a-dia e as datas comemorativas (efemérides), continuar-se-á com o passeio histórico do passado mais remoto, desde o Big-Bang até aos dias presentes.
prof. José de freitas
Energias renováveis e sustentabilidade
1 Objetivos
Aumentar os conhecimentos para realizar a melhor opção do ponto de vista energético, ambiental e de sustentabilidade;
Apresentar os impactos Ambientais, Mobilidade e Energia
Melhorar os conhecimentos de economia circular;
Compreender a dependência e os riscos associados dos recursos materiais necessários para criar uma economia sustentável;
Compreender a Inteligência Artificial, o seu potencial, limitações e a sua utilização;
Apresentar a nova revolução técnica dos Computadores Quânticos, o seu potencial, riscos e a sua utilização.
Estudo de casos do dia a dia;
Ajudar as pessoas a alterar os comportamentos;
2 Metodologia
O curso será dado na ótica pratica e sempre que necessário serão dados conceitos básicos teóricos;
Será fornecido material documental da respetiva aula e complementar para quem deseje aprofundar algum tema;
Será dada preferência a aulas participativas em que os formandos poderão propor aprofundamento e abordagem de novos temas relacionados.
3 Programa
3.1 Alterações Climáticas
3.2 Economia Circular
3.3 Materiais Críticos
3.4 Baterias
3.5 Hidrogénio
3.6 Energias Renováveis
3.7 Mobilidade
3.8 Inteligência Artificial
3.9 Computadores Quânticos
3.10 Princípios Básicos de Energia Elétrica
3.11 Casos Práticos
prof. Armando Mota
Entretenimento
Esta disciplina tem como objetivo o ensino e a prática dos jogos de SUDOKU e outras atividades de entretenimento do agrado dos alunos participantes.
prof.ª Rosangela Generali
Escritores/Escritas Língua Portuguesa
Esta disciplina permite-nos voar em muitas viagens através dos livros. Haverá diversos encontros com autores das mais variadas nacionalidades, uns mais conhecidos e outros pouco divulgados no momento.
Haverá sessões com escritores que nos permitirão conhecer pessoalmente mulheres e homens que têm o dom de contar estórias mas, para além disso, ouvi-los-emos falar de si próprios, das suas alegrias, tristezas, dificuldades e vitórias.
prof.ª LAURA BORSANI
ESPANHOL PARA CONVERSAR
SINOPSE A ATUALIZAR
prof. ARMANDO MOTA
FOTOGRAFIA
Noções básicas de fotografia. O Retrato, foto paisagem, macro foto. A técnica e a arte da fotografia. Foto com Smartphone. Workshops e trabalhos de campo.
prof.ª ANA MARTINS / JOANA CANOA
GASTRONOMIA
Pretendo falar da gastronomia regional, cultura e tradições de cada um dos 18 distritos, inseridos nas cinco regiões em que o continente está dividido e das duas regiões autónomas.
fernando marques
Grupo de jograis
Aula para aprender e praticar as técnicas de dizer poesia.
Quando existir interesse por parte dos alunos, poderão ser construídos poemas coletivos.
Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados.
fernando marques
Grupo de jograis
Aula para aprender e praticar as técnicas de dizer poesia.
Quando existir interesse por parte dos alunos, poderão ser construídos poemas coletivos.
Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados.
Prof. Fernando Marques
Grupo de Teatro
Aula para aprender e praticar as técnicas de representação num palco de teatro.
Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados.
prof. Lança-Coelho
História da Cultura do Século XX
Estudo histórico, em todas as vertentes, da cultura nacional e estrangeira dos anos da Segunda Guerra Mundial e de 1945 a 1959.
prof.ª Heloisa Monteiro
História da Música de Cabo Verde
Convidamos-vos a viajar através da História de Cabo Verde, conhecendo o seu percurso musical, riquíssimo e multifacetado, num ambiente de grande entusiasmo, franco convívio e permanente descoberta.
Esta disciplina – História da Música de Cabo-verde – será por Heloísa Monteiro, cabo-verdiana, professora de música, reformada, filha do músico e compositor Jotamont, que dedicou toda uma vida ao ensino e à música do seu país, sendo hoje fundadora do Coro Voz Terra, que dirige este coro, composto por elementos portugueses e cabo-verdianos, tem como objetivo a divulgação da música tradicional de Cabo Verde, em especial a Morna, elevada em 2019 pela Unesco, a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
Esperamos por ti.
prof.ª Ana Ferreira
História das Religiões
As duas grandes Religiões, berço da nossa civilização europeia – A religião judaica e o Cristianismo. As profecias das religiões e literatura judaica que anunciam a vinda do Messias.
A nossa matriz judaico-cristã.
A hegemonia da Igreja Católica até à Reforma. Como a Reforma influenciou o mundo cristão dividindo a Europa do ponto de vista político e religioso.
A importância dos diversos concílios nas reformas internas da Igreja Católica.
A Igreja Católica e as igrejas protestantes na colonização do Novo Mundo.
A Arte, o Humanismo e o esplendor do Renascimento.
prof. António Silvano
História de Arte da Cidade Lisboa
Nesta aula serão apresentados os seguintes temas principais, embora outros possam também ser abordados:
A Conquista de Lisboa: D. Afonso Henriques, os cruzados e o cerco a Lisboa; A conquista de Lisboa (1147 versus 1185); O duplo voto; A Capela de Nossa Senhora do Monte e Mosteiro de São Vicente de Fora.
A Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora: Sua localização; Sua Arquitetura (do Românico ao Maneirismo); Artistas envolvidos; Os mecenas (D. Afonso Henriques / período Filipino); Filipe I de Portugal versus D. Sebastião; Santo António e a sua passagem pelo Mosteiro; A Sala da Portaria e a pintura ilusória (trompe-l’oeil); O terramoto de 1755 e suas implicações no monumento; Os restauros do Século XX – da realidade à utopia.
O Santo Padroeiro de Lisboa – Santo António / Santo Antão: Sua representação iconográfica; A Lisboa romana dos nossos dias.
O Brasão de Armas da Mui Nobre e sempre Leal Cidade de Lisboa: Sua análise; Os seus símbolos; O seu significado.
Redescobrir Lisboa: As sete colinas; Os Bairros Populares; O passado e o presente; Lisboa do passado e do presente.
Museu de Lisboa.
A Arquitetura em Portugal e na Europa.
A Pintura portuguesa e europeia.
Heráldica e Genealogia.
A Arte Efémera
prof. Lança-Coelho
História de Portugal Nua e Crua
Curiosidades, informações e conhecimentos, que nunca nos ensinaram em qualquer grau de ensino, de D. Afonso Henriques a D. Manuel II, e que sempre nos esconderam por tudo o que representavam.
prof.ª Clara Victória
Informática (IA) - Nível 1
O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento.
As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã.
Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mail, Word, Excel, Powerpoint e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos.
Para os alunos desta aula de NÍVEL-1, serão dados os conceitos mais básicos da matéria e o ritmo das aulas dependerá da evolução do grupo.
prof.ª Clara Victória
Informática (IB) - Nível 2
O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento.
As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã.
Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mail, Word, Excel, Powerpoint e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos.
prof.Vitor Antunes
Informática (Ic) - Nível 1
O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento.
As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã.
Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mail, WinWord, Excel, PowerPoint e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos.
Para os alunos desta aula de NÍVEL 1, serão dados os conceitos mais básicos da matéria e o ritmo das aulas dependerá da evolução do grupo.
prof. Vitor Antunes
Informática (ID) - Nível 2
O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento.
As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã.
Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mail, WinWord, Excel, PowerPoint e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos.
Para os alunos desta aula serão dadas funcionalidades para que possam utilizar facilidades da net e os diversos utilitários no que pretenderem. Ir-se-á tão longe quanto a dinâmica do grupo o permitir.
prof.ª Maria pereira
Inglês - Básico
O Inglês básico é uma disciplina para quem se quer iniciar na aprendizagem da língua inglesa ou pretende relembrar esta língua desde o início.
Começa pelo vocabulário básico e histórias muito simples que a maioria conhece em Português. Também trabalharemos com os verbos principais: to be, there to be, to have e to do, no simple presente – negative and interrogative forms.
prof.ª Eugénia Faria
Inglês - Boas/Divertidas Conversas
prof.ª Eugénia Faria
Inglês - Começar a falar
Aula de iniciação à leitura, interpretação de textos, gramática e conversação para quem ainda está no início da aprendizagem do inglês.
prof.ª Maria Pereira
Inglês - Nível 1
O Inglês de Nível 1 é uma disciplina de aprendizagem da língua inglesa para todos os que estão um pouco além do início e que já sabem as palavras e frases básicas.
Relembramos os principais verbos da língua inglesa, nas suas várias formas (negative and interrogative sentences). Simple present, Simple Past, Present continuous, Simple Future; 1st and 2nd conditional. Regular and irregular verbs. Começamos a ler histórias com vocabulário mais avançado e análise de vocabulário.
Above all: “we just try to have some fun , while we are remembering and learning together” .
prof.ª Maria de Freitas
literaturea portuguesa (estudos pessoanos)
«Pessoa é, para os Portugueses, como mar. Está em frente dos olhos e permanece desconhecido e com zonas inexploradas.» SIMÕES, João Gaspar, Fernando Pessoa- Ensaio Interpretativo da sua Vida e da sua Obra, Coleção: A minha vida deu um livro, 2011, Texto Editores.
«Era um homem que sabia idiomas e fazia versos. Ganhou o pão e o vinho pondo palavras no lugar de palavras, fez versos como os versos se fazem, como se fosse a primeira vez.» https://caderno.josesaramago.org/4841.html
OBJETIVOS
Conhecer a vida e obra de Fernando Pessoa;
Ler e interpretar:
poemas escritos pelo próprio (ortónimo) ou pelos pelas personalidades literárias criadas por Pessoa (heterónimos- Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos);
poemas do livro Mensagem– o único publicado em vida do poeta (o imaginário épico e a exaltação patriótica);
excertos do Livro do Desassossego; (livro fragmentário, livro- sonho que se percorre na direção que se entender);
refletir sobre a importância de Pessoa no panorama literário do seu tempo e da atualidade.
Algumas atividades – leitura expressiva, escrita criativa partindo de poemas/textos lidos (cartas, mensagens, página de diário, poemas, etc).
VISITAS DE ESTUDO
Casa Fernando Pessoa;
Roteiro Literário «Lisboa nos passos de Pessoa»;
Chalet Biester -Sintra.
NOTA- o programa inicial poderá ser sujeito a alterações pontuais, conforme os interesses manifestados pelos alunos.
prof.ª josé capucha
mente, artes e letras
Propósito Abordagem da produção artística e literária na perspectiva das Neurociências
Objectivo Apresentar, discutir e motivar o interesse na obtenção de informação e conhecimentos sobre visões não tradicionais de domínios de actividade na cultura ocidental, sem exclusão doutras culturas em matérias pertinentes
Conteúdos Organizados e apresentados em torno de grandes temas, não obedecendo necessariamente à sequenciação histórica:
História neuronal da arte: da química do cérebro e do cérebro visual, aos neurónios espelho
Primeiras representações do homem. Simbolismo e formação da cultura: de Lascaux a Tassilli Najjer e Lepenski-Vir
Origens da arquitectura e da pintura. Pintura na Antiguidade Clássica
A Grécia Antiga: o templo grego e a escultura – naturalismo, perfeição e equilíbrio. O movimento, a emoção, a empatia e a perspectiva
Roma: a engenharia, os materiais e as obras públicas e villas. Poder, Crenças, Magia e Imaginação. Declínio do naturalismo. Sociedade, Religião e Sexualidade
Da queda e Cristianização do Império à Idade Média. A expansão do Cristianismo e a reformatação da Estrutura Neuronal: Pensamento Mágico, Desejo e Fantasia. A Mente e a Arte na Europa pagã e Cristã. O Gótico e as Iluminuras
Carlos Magno e a formatação da Europa moderna
Suevos e Visigodos na Península Ibérica
Islamização da Península Ibérica: arte não figurativa e padrões abstractos. matemática, agricultura, medicina e poesia. O Colar da Pomba
O ancestral debate entre Cristianismo e Islamismo. As Cruzadas e as Ordens religiosas e militares
Formas e Cores Renascentistas. Barroco. Maneirismo
A Reforma e os seus efeitos nas Artes e nas Música
A Revolução Industrial e a arte no Séc. IXX
Modernismo, Impressionismo, Surrealismo, Fauvismo e Expressionismo
Mitos, Lendas e Contos de Fadas: como as histórias se entrelaçam com a vida, o pensamento, as artes, a literatura e a música
A força das Lendas e das Sagas Vikings. Trovadores: poesia e música
As mensagens dos Mitos e dos Contos de Fadas
Chauvet: as mais antigas obras de arte da humanidade
Modelo geral Os conteúdos serão apresentados por forma a permitir deambulações e associações livres e abrangentes.
Ex: Aula n: Paris é uma Festa. O título desta obra de Hemingway serve de “rampa de lançamento” para associações livres sobre conteúdos de produção artística e literária em torno do Mito do Minotauro, incluindo a sua interpretação em termos analíticos.
Prof. José Costa
Movimento e
Bem-Estar
Esta será uma disciplina de exercício físico, adaptada à idade dos alunos e às suas limitações, que visa devolver em cada momento do ano uma melhoria no dia-a-dia de cada um.
Da integração de vários saberes e disciplinas resulta um conjunto de estímulos físicos que vão devolver uma consciência postural em cada participante, aumento da sua resistência, maior amplitude de movimento e aumento da sua capacidade respiratória.
Os exercícios serão adaptados para que todos os alunos os possam executar.
Permitam-se viver melhor, façam algo por vós.
prof.ª. Maria Luz Sobral
No Caminho da Consciência
As aulas desta disciplina são dadas quinzenalmente e têm como objetivo os seguintes temas:
– Sessões de Meditação;
– Debates sobre textos de livros escolhidos pelo grupo de participantes;
– Esclarecimento de dúvidas relacionadas com a temática da aula;
– Participação de convidados que tragam valor acrescentado.
Prof. José Costa
Oficina da Saúde
A Osteopatia é uma Terapia Manual que visa restabelecer o equilíbrio articular e muscular do corpo.
Indicada para todas as idades, melhora a qualidade de vida, aportando os seguintes benefícios:
– Melhora a Postura
– Retarda os Sintomas de Desgaste Articular
– Elimina a Dor em Problemas Osteomusculares de Origem Mecânica
– Melhora a Mobilidade Articular
– Estimula a Força e a Flexibilidade
Durante este ano letivo, na disciplina de OFICINA DA SAÚDE, iremos abordar vários temas, todos no sentido de informar e prevenir lesões que envolvam articulações e tecido muscular, tais como:
DOR CIÁTICA / PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS / COMPROMETIMENTOS NEUROLÓGICOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES / ARTICULAÇÃO DO OMBRO / ARTICULAÇÃO DO COTOVELO / ARTICULAÇÃO DO JOELHO / ARTICULAÇÃO DO PÉ / CERVICAL / SITUAÇÕES CRÓNICAS DAS ÁREAS ARTICULARES E MUSCULARES / PREVENÇÃO E TRATAMENTOS.
Desta forma será possível viver com mais qualidade beneficiando de maior bem-estar.
prof.ª Fátima MOreira
Origami - Avançados
A aula de AVANÇADOS é para quem já tem alguma prática da técnica.
O Origami é a arte de dobrar o papel. Esta arte nasceu na China após o aparecimento do papel no ano 105 d.C.. Mais tarde foi importada pelo Japão e introduzida na Península Ibérica pelos Árabes.
A palavra japonesa Oru, significa dobrar e Kami significa papel.
Os papéis a utilizar poderão ser de diversos tipos:
— os tradicionais japoneses, Washi e Chiyogami,
— os de dupla face, de revistas, de fotocópia, Kraft, de embrulho…
prof.ª Fátima MOreira
Origami - INICIADOS
A aula de INICIADOS é para quem quer começar a aprender esta arte de dobrar o papel.
O Origami é a arte de dobrar o papel.
Esta arte nasceu na China após o aparecimento do papel no ano 105 d.C.. Mais tarde foi importada pelo Japão e introduzida na Península Ibérica pelos Árabes.
A palavra japonesa Oru, significa dobrar e Kami significa papel.
Os papéis a utilizar poderão ser de diversos tipos:
— os tradicionais japoneses, Washi e Chiyogami,
— os de dupl
a face, de revistas, de fotocópia, Kraft, de embrulho…
Prof. Ricardo cotrim
Orquestra Típica de Cantares da USCQAL
Aula para ensinar e praticar as técnicas de canto, com uso de alguns instrumentos, para cantar e tocar canções essencialmente portuguesas e regionais.
Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados.
Profª Vera Batista
Poesia portuguesa do séc. XX
– Poemas selecionados de autores de língua portuguesa, como: Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, António Gedeão, Jorge de Sena, Ruy Belo, Ana Luísa Amaral, Alexandre O’Neill…
– Estrutura formal dos poemas.
– Leitura e análise de sentidos.
– Troca de impressões sobre temáticas e seu desenvolvimento.
Profª fernando passos
saúde e qualidade de vida
Conselhos e alimentos positivos e negativos para as maleitas seguintes :
acne – aftas – anemia – anosognosia – ansiedade – antibióticos naturais – asma automedicação – avc – azia – baço – barriga – boca – botulismo – cabeça – cancro celíacos – cérebro – cirurgias a idosos – colesterol – coração – dentes – depressão desidratação – desintoxicação – diabetes – disfunção eréctil- doença de alzheimer doença de parkinson – dores e mal estar – envenenamento e toxicidade – estômago – exercícios físicos – febre – feridas e provisões médicas caseiras – fígado frio – gripe – gerontologia – hormonas – humor – imunidade – infeções intestinos – ir ao médico depois dos 65 anos – lábios – leptospirose- músculos nariz – o nosso corpo (curiosidades) – obesidade – olhos (visão) – ossos – ouvido pele – pés – pressão arterial – pulmões – qualidade de vida – QUEDAS – QUEIMADURAS RINS – SANGUE – SEXUALIDADE – SIDA – SISTEMA URINÁRIO – SONO – TPM – TALASSOTERAPIA TIRÓIDE – VARIZES
prof.ª Teresa Romão
Trabalhar Linhas/Lãs
Aula para aprender a confecionar todo o tipo de trabalhos de vestuário feitos em linhas e lãs, desde camisolas, casacos, echarpes, etc., para adultos e crianças, até bordados e tapeçarias.
Profª. Odete Lopes
Vá Passear de Comboio
– Cronologia da história dos caminhos de ferro em Portugal:
O princípio do caminho de ferro em Portugal, inaugurado em 28 de outubro 1856, foi um dos mais importantes acontecimentos da época. Muitos são os marcos que assinalamos na história dos transportes – de um projeto inicial para ligação ferroviária ao Porto e à fronteira de Badajoz, construiu-se uma verdadeira rede ferroviária, com ligações internas e externas, em muito contribuindo para o desenvolvimento do País e a sua aproximação à Europa.
– A CP – 165 anos de história (breves noções para ficar a conhecer a empresa):
Portugal tem muito para descobrir e pela vista da nossa janela começa o passeio.
Todos gostamos de viajar.
Começar a viagem num comboio é iniciar desde logo uma visita a memórias ou a locais novos, ritmada pelo movimento único que nos embala.
Numa jornada única pelos 2.179 km de linhas de comboios.
Viagens em vários roteiros que vamos querer conhecer.
– PASSEIOS DE COMBOIO/VIAGENS DE CONHECIMENTOS (vamos atualizando)
Viagens em comboios históricos / a vapor – Linha do Vouga e Linha do Douro;
Visitas a diversas secções museológicas situadas ao longo do país;
Visita ao Museu Nacional ferroviário do Entroncamento;
Visita estação S. Bento (património azulejar).
Prof.ª Fátima Moreira
Vamos Jogar (King/Outros)
Aula onde se aprende a jogar e se praticam jogos como o KING, XADREZ e outros que sejam do interesse de um grupo de alunos.
Prof. João Paulo Coelho
Viola Acústica
Aula onde se ensina a tocar viola clássica a partir da iniciação aos tons e dedilhação de notas básicas.
Prof. ana diniz
yoga
Yoga é uma filosofia de vida, baseada em fortes valores éticos e com foco holístico interno e externo. Respeitamos o corpo e todo o Universo onde nos inserimos. As nossas práticas contribuem para o nosso fortalecimento, flexibilidade, alegria, equilíbrio, resiliência, aceitação, tranquilidade, concentração, entre outros benefícios físicos, emocionais e mentais. Fazemos flexões, torções, alongamentos, rotina articular, meditação, relaxamento, exercícios respiratórios, ou seja exploramos e expandimos com satisfação.
Polo de queijas - 11 disciplinas presenciais com 11 professores
prof.ª lourdes polainas
COnhecimentos tradicionais
Antigamente… olhávamos para o céu e sabíamos se no dia seguinte ia chover; antigamente, sabíamos que o chá de oliveira era bom para a tensão alta; antigamente, rezávamos ao «Anjo da Guarda»; antigamente, havia um endireita onde pessoas e animais se iam tratar; antigamente, pesquisava-se água com a ajuda de umas varetas. E hoje? Hoje, temos o conhecimento disperso por múltiplas disciplinas e a sabedoria tradicional caiu no esquecimento ou é alvo de troça.
A disciplina «CONHECIMENTO TRADICIONAL» visa recordar alguns desses “saberes” e mostrar que são um corpo de conhecimento que atravessou gerações. Iremos falar da energia do corpo humano, chacras, auras, mas também reiki, tarot, ervas medicinais, anjos e tarot, pêndulos, e ainda dos antigos saberes dos construtores de catedrais.
Teremos um conjunto de palestrantes convidados, disponíveis para partilhar conhecimento e experiência pessoal. Agora só falta a sua inscrição. Contamos Consigo.
prof.ª ANA TAVARES
COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
“A Comunicação nas redes sociais”:
As redes sociais são hoje em dia uma forma de comunicação
fundamental, insistindo muitas vezes em substituir a interação
pessoal, transformando rostos, expressões, sorrisos, olhares, vozes, toques ou abraços em textos e imagens por detrás dos ecrãs. Como incorporá-las, então, na nossa comunicação?
Aqui vamos aprender sobre o Facebook, o Instagram, o Whatsapp, o LinkedIn, o TikTok, os Blogs, o e-mail… Como usá-los? Quando usá-los? Texto ou fotografia? Como trabalhar as fotografias e vídeos? O que significam os ícones? E as abreviaturas?
Nestas
aulas, vamos desvendar todos estes segredos… e mais.
prof.ª cONCEIÇÃO mARQUES
Direitos/Deveres dos Cidadãos
A educação para a cidadania tem como objetivo a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos.
prof.ª Clara Victória
Informática
Encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias, que nos surpreendem a todo o momento, é o objetivo das aulas de Informática.
As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã.
A matéria das aulas de informática do Grupo A aborda as seguintes vertentes:
O que é a informática; Segurança; Organização; Sistema Operativo; Internet; Mail; Word, Excel, Powerpoint e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos.
Para os alunos do Grupo A – N1, serão dados os conceitos mais básicos da matéria e o ritmo das aulas dependerá da evolução do grupo.
prof.ª Maria Pereira
Inglês - Nível 1
Inglês básico para alunos do Polo, disciplina para quem se quer iniciar na aprendizagem da língua inglesa.
prof.ª Maria João Knopfli
Origami
O Origami é a arte de dobrar o papel e esta disciplina vai ensinar várias técnicas de dobragem para fazer diversos tipos de figuras.
prof.ª Maria MAIO
OLHAR A VIDA EM CRISTALINO
Há uma distância entre Ver e Olhar, depende da perspectiva de cada pessoa e do Mundo ao seu redor.
Ver é próprio das características do Ser Humano num contexto geral, já o Olhar é profundo e convoca a visão a abraçar sentimentos, os mesmos despertam emoções e todos os sentidos são envolvidos levando cada um a ter um sentido real sobre o que observa.
A vida é um cenário maravilhoso com conteúdos muito valiosos, no entanto, nos dias atuais, numa sociedade onde tanto é exigido olhar profundamente é escasso e tão automático quanto respirar, como se o ar fosse garantido.
Logo no nascimento o Ser desperta ao chorar com a respiração, sem suporte pela primeira vez, é o contacto entre uma realidade interna e externa.
Para olhar a vida em cristalino é imprescindível conhecermo-nos de dentro para fora, vermo-nos inteiros e reconhecendo que somos uma multiplicidade complexa com variantes e contrastes muito distintos que nos "obrigam" a desmontar o puzzle que nos compõe num Todo.
Olhar em cristalino é ser leve e solto, é o Absoluto.
É de tudo isto que vamos falar (e de muito mais) nesta aula de OLHAR A VIDA EM CRISTALINO.
prof.ª ana diniz
yoga
Yoga é uma filosofia de vida, baseada em fortes valores éticos e com foco holístico interno e externo. Respeitamos o corpo e todo o Universo onde nos inserimos. As nossas práticas contribuem para o nosso fortalecimento, flexibilidade, alegria, equilíbrio, resiliência, aceitação, tranquilidade, concentração, entre outros benefícios físicos, emocionais e mentais. Fazemos flexões, torções, alongamentos, rotina articular, meditação, relaxamento, exercícios respiratórios, ou seja exploramos e expandimos com satisfação.