USCQAL

Disciplinas

Disciplinas

INSCRIÇÕES

Pode entrar nesta grande família e instituição enquanto aluno ou professor.

Alunos

inscrição de alunos

Se quer fazer parte das nossas disciplinas pode aceder às fichas de inscrição carregando no botão abaixo
professores

inscrição de professores

Se tem algo a ensinar e se é apaixonado por algum tipo de formação, poderá inscrever-se como professor carregando no botão abaixo
pesquisa rápida de todas as disciplinas

tabela de disciplinas

DISCIPLINASCód
Disc
Horário
Alemão - IniciaçãoAL5ª-17:00
Alimentação e Saúde (2h)AS4ª-15:30
Artes Manuais (2h)AR4ª-10:00
Astrofísica-História do Universo e da Vida (1h15m)AF2ª-14:15
Astrologia (1h30m) A22ª-16:00
Atividade Física-1F15ª-10:00
Atividade Física-2F25ª-11:00
Biodanza (2h)BZ4ª-09:30
Canções e MemóriaCM2ª-14:30
Cavaquinho (Gr.Repr)CV4ª-15:30
Chi-Kung/Tai-ChiCK5ª-12:00
Ciência e TecnologiaCT2ª-12:00
Clube de Leitura (3.ª sem/mês) (1h30m)GL5ª-17:30
Comunicação HumanaCH4ª-15:30
Consciência do Nosso CorpoEF6ª-12:00
Conversas em FrancêsCF4ª-10:00
Conversas Sobre PlantasCP3ª-10:00
Costurando (2h)CO5ª-15:30
Crónicas - Crítica ao Nosso TempoCR4ª-12:00
CulináriaCL4ª-14:30
Danças Regionais - Folclore/Etnografia (Gr.Repr)DR4ª-17:30
Desafios Matemáticos (Exercitar Cérebro)DM3ª-11:00
Desenho/Técnicas Pintura (3h)PD4ª-14:30
Desenv.Pessoal - Conversas do Ser/EstarCS2ª-16:30
Direito - Noções Gerais (1h30m)DG5ª-11:00
Direitos e Deveres dos Cidadãos (1h30m) DI3ª-16:00
Direitos e Deveres dos Cidadãos (POLO)DP2ª-15:30
Efemérides e Cultura GeralEM3ª-14:30
Encontros de Literatura Portuguesa (1h+1h)LP2ª-12:00/5ª-12:00
English Book Club BC2ª-15:30
EntretenimentoEN3ª-17:30
Escritores e Escritas em Língua PortuguesaEE4ª-16:30
Espanhol Para ConversarES5ª-16:30
Geometria Mágica - Nível Básico (POLO) (1h30m)G23ª-10:30
Geometria Mágica - Nível Avançado (1h30m)G22ª-10:30
Geometria Mágica - Nível Básico (1h30m)G13ª-15:30
Grandes Vidas, Grandes ObrasVO5ª-16:00
História da Cultura - Séc.XX (1h30m) HC5ª-14:30
História das Ideias - FilosofiaHI5ª-10:30
História das ReligiõesHR5ª-15:30
História de Arte da Cidade de LisboaHL3ª-12:00
História de Arte Moderna e ContemporâneaHA3ª-14:30
História do AutomóvelHT3ª-10:00
História dos Costume e MentalidadesHM4ª-14:30
História e Desafios da EuropaHE3ª-16:00
História e Técnica dos Tapetes Arraiolos (3h)TR3ª-10:00
Informática (POLO) (1h30m)IP4ª-14:00
Informática - Nível 1 (1h30m)IA4ª-10:00
Informática - Nível 2 (1h30m)IB4ª-11:30
Informática - Nível 2 (1h30m)ID3ª-10:00
Inglês - BásicoL14ª-12:00
Inglês - Boas/Divertidas Conversas (1h30m)L42ª-16:30
Inglês - Começar a Falar (1h30m)L34ª-16:00
Inglês - Meeting PointL52ª-14:30
Inglês - Nível 1L25ª-10:30
Inglês - Nível 1 (POLO)L62ª-14:30
Jograis (Gr.Repr)GJ2ª-15:30
Lavores e Costura Criativa (POLO) (2h)LC5ª-15:00
Movimento e Bem-EstarMB2ª-12:00
No Caminho da Consciência (Quinzenal) (1h30m)NC3ª-17:30
Nutrição e AlimentosNA5ª-12:00
O Meu Primeiro Filme (1h30m)PF4ª-15:30
Oficina da SaúdeOS2ª-10:00
Olhar as Vidas e Mundos (1h30m)VM2ª-11:00
Olhar as Vidas e Mundos (POLO) (1h30m)VP4ª-10:30
Origami (POLO) (2h)OP4ª-15:30
Origami - Avançados (2h)O23ª-14:30
Origami - Iniciados (2h)O15ª-11:00
Orq. Típica Cantares USCQAL (Gr.Repr) (1h30m)GC3ª-18:00
Os Lusíadas e a MensagemLM4ª-10:30
Portugal, Uma RetrospetivaHP2ª-10:30
Tango ArgentinoT23ª-15:30
Teatro (Gr.Repr) (2h)GT5ª-11:00
Temas Actuais Economia/Política/GestãoTA5ª-15:00
Trabalhar Linhas/Lãs (2h)TL2ª-10:00
Vamos Jogar (2h30m)VJ3ª-17:30/5ª-17:30
Viola Acústica (Gr.Repr) (1h30m)VI5ª-14:30
YogaYG5ª-16:30

Consulte os horários e o calendário do ano letivo aqui

Código disciplina - AL / prof.ª Ana Ferreira

Alemão - INICIADOS

Ensino das bases da língua alemã para principiantes.

Código disciplina - AS / prof. Fernando Passos

Alimentação e Saúde

Nesta aula vai ser passado o conhecimento integral de todos os alimentos que fazem parte dos seguintes grupos, incluindo os benefícios e malefícios que trazem para a saúde:  

Legumes/Vegetais/Hortaliças; Frutas/Frutos Vermelhos/Frutos Secos; Leguminosas; Sementes e Cereais. 

Também serão abordados, de forma genérica, os outros alimentos. 

Código disciplina - AR / prof.ª MARIA AMÁVEL MARQUES

Artes Manuais

Esta disciplina é essencialmente prática e, para além de ideias que os alunos possam trazer para serem concretizadas, vai-se ensinar a fazer: 

– tapeçaria (esmirna, fada do lar) 

– decoupage (técnica dos guardanapos de papel) 

– macramê 

– muitos outros trabalhos em materiais diversos 

Código disciplina - AF/prof. António Costa

Astrofísica - História do Universo Universo e da Vida

A VIDA HUMANA: Longevidade e envelhecimento 

Notas:

O programa baseia-se num conjunto de conferências organizadas pela Culturgest em Maio e Junho de 2020, com uma dezena de cientistas especializados nesta matéria

O tema tem contributos da genética, medicina regenerativa, inteligência artificial, novas tecnologias da área da saúde, da economia e outros.

– O aumento da longevidade 

– Consequências do envelhecimento

– Longevidade e qualidade de vida

– O envelhecimento é uma doença? 

– O que sabe a ciência sobre o envelhecimento  

– Como diminuir as doenças da longevidade

– Longevidade e solidão: As implicações sociais da        solidão; Caminhos para a solidão; Consequências da solidão; Como mitigar a solidão.

– A dependência dos seniores: como evitá-la; como sair dela.

– A situação de Portugal comparada com outros países

– Há um relógio biológico?

– Regeneração; engenharia de tecidos 

– Casos paradigmáticos de regeneração em seres vivos

– Temos nós capacidade regenerativa?

– O papel da Medicina regenerativa na longevidade:

    – Células estaminais e células senescentes

    – O envelhecimento e o cancro

    -Telómeros

    -Genes do envelhecimento e genes anti-envelhecimento

– Produção e recuperação de órgãos, impressão 3D

– Pode-se retardar o envelhecimento hoje?

– É possível reverter mesmo o envelhecimento?

– Prevenir o envelhecimento:  

     -Técnicas anti-envelhecimento; 

     -Medicamentos anti-envelhecimento

– A experiência da Estónia na recolha de dados (ADN e outros) e sua utilização

– Perspetivas da ciência do envelhecimento para os próximos 5 a 10 an. 

Código disciplina - A2/prof.ª MARIA Luz Sobral

Astrologia

Dependendo dos conhecimentos participantespoderão ser abordados os seguintes temas: 

O ABC da Astrologia:  – Nós e o Universo; 

                                      – Viajem de aprendizagem sobre “quem sou”; 

                                      – Noções essenciais de Astrologia e como aplicá-la no dia-a-dia. 

Astrologia Humanista e Psicológica:  

– Arquétipos e Princípios Universais; 

– Trânsitos Planetários e como nos influenciam; 

– Como desenvolver o autoconhecimento e evoluir em Consciência. 

“Para serem amadas, as coisas da terra precisam de ser conhecidas; para serem conhecidas as coisas divinas precisam de ser amadas”  Pascal. 

Código disciplina - F1/prof. António Ganhão

Atividade Física-1

Uma aula para desenvolver a condição física, com encaminhamento para diversas atividades, para que cada aluno consiga ser consciente, responsável e autossuficiente na prática do desporto que melhor se adapte à sua condição. 

Serão organizadas caminhadas e alguns jogos para dar a conhecer as melhores práticas. 

O grupo não deverá ter mais do que 15 alunos para que se possam atingir os objetivos.  

Código disciplina - F2/prof. António Ganhão

Atividade Física-2

Uma aula para desenvolver a condição física, com encaminhamento para diversas atividades, para que cada aluno consiga ser consciente, responsável e autossuficiente na prática do desporto que melhor se adapte à sua condição. 

Serão organizadas caminhadas e alguns jogos para dar a conhecer as melhores práticas. 

O grupo não deverá ter mais do que 15 alunos para que se possam atingir os objetivos.  

Código disciplina - BZ/prof.ª Teresa Gardette

BIODANZA

Uma aula de Biodanza induz vivências de alegria, bem-estar e conexão consigo e com os outros através da música e de jogos de grupo.  

 

Biodanza é um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida, baseada em vivências induzidas pela dança, pela música e por situações de encontro em grupo” 

Código disciplina - CM/prof. João Paulo Coelho

Canções e Memória

Como o próprio título indica, com estas aulas pretende-se proporcionar aos alunos um percurso afetuoso pelas memórias musicais que, de algum modo, se ligam à nossa vida em que a protagonista será a CANÇÃO. 

Sendo as canções, na sua generalidade, compostas pela parte musical e por textos (as chamadas letras), serão recordados vários e diferentes tipos de canções, intérpretes e protagonistas que num passado não muito distante contribuíram para, em contextos por vezes muito diferentes, “crescer connosco”, moldar-nos um pouco o gosto e, nalguns casos, moldar a nossa própria vida. 

Serão apresentados autores, compositores e intérpretes em língua portuguesa (Portugal e Brasil), anglo-americana, Grã-Bretanha, América do Norte e países que utilizem esta língua. Será dado relevo a um capítulo sobre musicais de filmes (clássicos que perduram na memória); 

Cada aula semanal será apresentada com apoio de imagens em apresentações eletrónicas concebidas para o efeito, informações orais e a interpretação de 2 ou 3 canções tocadas e cantadas ao vivo pelo professor e/ou algum ou alguns convidados da própria USCQAL ou exteriores à instituição. 

A título de exemplo, apresenta-se um esquema organizativo sintético para o ano letivo: 

Fase 1 – canções e músicas de filmes (várias línguas) e temas clássicos que enraízam na memória de quase todos. 

Fase 2 – abordagem a novos temas de música ligeira portuguesa e eventualmente brasileira. 

Fase 3 e seguintes – abordagens a intérpretes de língua anglo-americana. 

No final de cada sessão será sempre anunciado o teor da sessão seguinte. 

Obviamente, poderão ser aceites algumas sugestões dos alunos. 

Código disciplina - CV/prof. Fernando Grencho

Cavaquinho

Aula para ensinar a técnica de tocar um cavaquinho. 

Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados. 

Código disciplina - CK/prof. Sérgio Gomes

Chi-Kung/Tai-Chi

O Chi-Kung é uma ginástica respiratória que combina a respiração com o movimento lento e concentração em várias partes do corpo, de modo a melhorar o fluxo energético do nosso corpo.  

Perguntaram um dia a um mestre por que razão praticava Chi-Kung e ele respondeu:  

É PARA ME SENTIR BEM! 

Código disciplina - CT/prof. Carlos Rodolfo

Ciência e tecnologia

Objetivo: Explicar os princípios científicos que estão na base dos desenvolvimentos tecnológicos, por forma a compreender o funcionamento dos atuais equipamentos  e   sistemas de tecnologias emergentes,  utilizando-os  de forma eficiente e segura. 

Procuraremos que as aulas tenham a participação ativa dos alunos com debates abertos sobre desafios associados aos novos desenvolvimentos científicos e de inovação tecnológica em Portugal e no mundo. 

O curso será realizado ao longo do ano com 1h/semana e inclui 2 visitas fora desse horário. 

Visitas previstas:  Museu das Comunicações (Lisboa) e outro local (a definir). 

Programa: O que é Ciência? O que é Tecnologia? Inovação Tecnológica e Tecnologias disruptivas. 

A Ciência Experimental e a sua evolução ao longo dos séculos. 

A gravidade (de Newton a Einstein). Teoria da Relatividade; 

Os Descobrimentos dos Portuguese e o choque tecnológico nos séc. XV e XVI; 

Analógico versus Digital. A transformação para o Mundo Digital. Desmaterialização. Computação em Nuvem. Computadores Analógicos e Digitais. Simuladores. Algoritmos. Bits e Bytes. 

O futuro das ciências da computação. O computador Quântico (quobits). 

Como a Aprendizagem Automática está a mudar o mundo. Algoritmos Evolutivos. Inteligência Aumentada e Inteligência Artificial (IA). 

A Evolução da Eletrónica, das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). 

As redes de comunicação móveis sem fios.  

Normas Gs. A revolução do 5G. 

Os sistemas de posicionamento geográficos. O GPS (Sistema de Posicionamento Global). Como utilizar as Apps dos dispositivos móveis para se localizar e navegar. 

O Espectro Eletromagnético. Ondas de Rádio, Televisão, Micro-ondas, Raios X, Raios Gama e as suas aplicações. 

Os Lasers e a Holografia. Novas fronteiras para visualização e impressão em 3D. 

As Nanotecnologias. Utilizações atuais e produtos em desenvolvimento nas áreas dos materiais, da eletrónica e da medicina.   

A Luz, a Matéria e a origem do Universo. 

Código disciplina - GL/prof.ª Rosangela Generali

Clube de Leitura

Grupo de leitura que reúne uma vez por mês (na 3ª semana) para falar sobre os livros que forem previamente escolhidos.  

Código disciplina - CH/prof.ª Rosangela Generali

Comunicação Humana

A Comunicação Humana nas suas várias vertentes:  

Face a face ou mediada por telefones e telemóveis e mediática através da Comunicação Social. 

Os fenómenos “Publicidade, Marketing e Comunicação Empresarial. 

Nas aulas discutimos temas da atualidade, aprendemos histórias, fazemos amigos e algo novo acontece, porque no contacto com os outros, reinventamo-nos. 

Código disciplina - EF/prof.ª Andreia Rodrigues

Consciência
do Nosso Corpo

Aula onde os exercícios têm como objetivo cuidar do corpo e da mente para que cada aluno tenha, cada vez mais, a
consciência da necessidade do exercício físico para o seu equilíbrio e bem-estar.

Código disciplina - CF/prof.ª Josiane Boudon

Conversas em Francês

«L’image la plus exacte de l’esprit français est la langue française elle-même.» Désiré Nisard (1806-1888) 

Sendo o nível de conhecimentos de francês dos inscritos muito variável, proponho um programa abrangente de revisão e melhoria da prática da língua francesa, passando pela escolha de temas diversos, do agrado da maioria, por forma a tornar as sessões animadas, participativas, agradáveis e alegres. 

Assim, as sessões terão os seguintes conteúdos: 

– Vocabulário, gramática, conjugação  

– Expressões idiomáticas  

– Conjunções de coordenação e subordinação.  

– Correção da pronúncia. 

– Explicações e exercícios: Diálogos para que cada um possa expressar-se e conversar. 

– Humor, palavra do dia, a adivinha do dia, o desenho do dia, o evento do dia para proporcionar reações, comentários, tornando as sessões mais animadas e com estímulo. 

– Exposições, por parte dos inscritos, sobre um tema da sua escolha e com interesse param outros, excelente forma de expressar-se, de colocar perguntas, de rever o vocabulário associado ao tema. 

– Leitura comentada de textos de autores célebres e contemporâneos. 

– Descoberta de regiões francesas, historia, costumes, temas de atualidade. 

– Desenvolvimento de assuntos ou explicações (gramática) sugeridos e/ou solicitados pelos participantes. 

Metodologia: Cada sessão é preparada (documento de suporte em ficheiro word para estruturar o desenrolamento) e é apresentada com suporte de um ficheiro em PowerPoint com ilustrações que ajudem a compreensão e tornam a sessão mais “viva”; este último ficheiro é enviado aos participantes por e-Mail. 

Traçabilidade: Disponibilidade de todos os ficheiros de preparação e apresentação de sessões, assim como os documentos distribuídos aos participantes. 

Pourquoi étudier le français?  (Porquê estudar francês?) 

DIX BONNES RAISONS POUR APPRENDRE LE FRANÇAIS (10 boas razões para aprender francês) 

  1. Une langueparléedans le monde entier  (Uma língua falada no mundo inteiro) 
  2. Une languepourtrouver un emploi  (Uma língua para arranjar/encontrar um emprego) 
  3. La langue de laculture (A língua da cultura) 
  4. Une languepourvoyager  (Uma língua útil para viajar) 
  5. Une languepourétudier dans les universités françaises  (Uma língua para estudar nas universidades francesas) 
  6. L’autrelangue des relations internationales  (A outra língua das relações internacionais) 
  7. Une languepours’ouvrir sur le monde  (Uma língua para se abrir ao mundo) 
  8. Une langueagréableà apprendre  (Uma língua agradável de aprender) 
  9. Une languepourapprendre d’autres langues  (Uma língua para aprender outras línguas) 
  10. La langue del’amouret de l’esprit  (A língua do amor e do espírito) 
Código disciplina - CP/prof.ª Cristina Serrão

Conversas Sobre Plantas

As plantas apareceram no planeta Terra muito antes que os animais.  

Desde sempre existiu uma relação de interdependência entre o Reino Animal e o Reino Vegetal.  

As plantas fazem parte do quotidiano dos humanos marcando os momentos importantes da sua existência. De facto, alimentam-nos, protegem-nos, vestem-nos, purificam o ambiente e recreiam-nos com a sua beleza. 

Propomo-nos conversar semanalmente sobre o maravilhoso e misterioso mundo das plantas, procurando conhecê-las melhor nos domínios da morfologia, fisiologia, sistemática e fazendo uma breve abordagem de etnobotânica. 

Código disciplina - CR/prof.ª Vera Batista

Crónicas - Crítica ao Nosso Tempo

Ser português no dia-a-dia. O quotidiano visto de forma crítica pelos escritores nas suas CRÓNICAS. 

Código disciplina - Cl/prof.ª aNA mARTINS

CULINÁRIA

Neste ano letivo 2020/2021 vamos seguir o curso de culinária (interrompido no último trimestre de 2019/2020, devido ao formato utilizado e pela ausência de muitos alunos, no qual falámos de temas variados) e retomar o tema em que ficámos: “a carne”.  

Nos grupos de

Restantes tipos de vermelhas: Coelho, Avestruz, Cavalo 

 Carnes brancas: Frango, galinha, Peru, Pato, Codornizes 

 Caça: Perdiz, faisão, pombo, coelho/ lebre, javali 

Carne processada: Presunto, fiambre, salsichas, chouriço, paio, morcela, salame, mortadela, farinheira, alheira, butelo 

Carne maturada. 

Como em anos anteriores, iremos intercalar temas relacionados com a alimentação que são sempre uteis, tais como :   

– Salmouras, marinadas e vinha d’alhos  

– Amuse bouche, aperitivos, couvert e limpa palatos,  

– Condimentos e molhos,  

– Terrines, galantines, aspics e patés,  

– Como e o que servir num “Brunch”  

– Grelhados perfeitos,  

– Aproveitamentos,  

– Boas razões para comer sopa e diversas ideias para as confecionar. 

Se houver tempo e espaço (nunca sabemos a matéria que se dá numa aula, porque é dinâmica, aberta a troca de ideias e experiências), outros temas gastronómicos serão falados pois a gastronomia é um tema inesgotável. 

Código disciplina - dr/prof. José Brito

Danças Regionais - Folclore e Etnografia

– SÍNTESE E ÂMBITO: A palavra “Folclore” é a forma aportuguesada da palavra inglesa “Folklore”, palavra empregue pela primeira vez em 1846 pelo arqueólogo inglês William John Thomas, e composta ela própria por duas outras palavras de origem saxónica: “folk” (povo), e “lore” (tradição). Por seu lado, a palavra “Etnografia” é composta pelo termos gregos “ethnos” (povo), e “graphein” (grafia, escrita ou, num sentido mais lato, descrição). Logo, etimologicamente, a Etnografia é o estudo descritivo de um povo. Muitas pessoas confundem Folclore com Etnografia, ou até mesmo com Etnologia, crendo que se trata da mesma coisa. Ora, não é inteiramente assim: a Etnografia e o Folclore só têm em comum entre si a metodologia que é igual para uma e para o outro; quanto à Etnologia e Folclore, a diferença que existe refere-se a que, enquanto a Etnologia estuda atividades e objetos concretos, materiais, o Folclore estuda atividades e objetos espirituais e artísticos, tradições, usos e costumes. 

Assim, poderemos definir Folclore como sendo a Ciência Etnológica (ou auxiliar da Etnologia), que estuda os usos, costumes, tradições espirituais e as expressões orais e artísticas de um povo ou de um grupo étnico evoluídos. Quer isto dizer que o Folclore estuda os usos, costumes e as tradições milenárias e seculares de povos cujos padrões de vida deixaram de ser primitivos. É por essa razão que os assuntos habitualmente estudados pelo Folclore são as danças e cantares, trajos populares instrumentos musicais, festas, feiras, mercados e romarias, medicina popular e magia, lendas, contos e estórias, poesia popular, provérbios e adivinhas, jogos e brincadeiras populares, e outros usos e costumes regionais. 

Pretende-se com o presente módulo formativo dar instrução sobre Folclore e Etnografia Portugueses com particular incidência nas danças e cantares populares de norte a sul do país. O módulo será eminentemente prático com formação em dança popular regional percorrendo as mais tradicionais e típicas modas do Cancioneiro Tradicional Português. 

O módulo será uma continuação do ministrado no ano letivo anterior sendo que o sucesso granjeado nas diversas atuações públicas o poderá catapultar para algo mais estando em equação a possibilidade de adotar indumentária e tocata própria. 

– PROGRAMA(que poderá ser alterado em função do andamento dos módulos ou outras condicionantes que possam surgir) 

  1. Danças de Roda Minhotas:– Passarinho – Tantas Libras – Coelho – Regadinho – Arrastadinha 
  2. Danças de Roda do Douro e Beiras:– Carinhosa – Vira de Coimbra – Alargai-vos raparigas – Besbiana 3. Fandangos, Serrinhas e Espanhóis– Espanhol em Serra (“Lari”) – Vira Espanhol (Lorvão)  

           – Fandango Ribatejano – Fandango Minhoto  

  1. Modas em Quadra ou Coluna:– Entrançadinho – Verde Gaio – Lambão Lambão  
  2. Chulas, Vareiras e Malhões:– Chula de Arouca – Vareira Descansada – Vareira das Palmas – Malhão Velho 
  3. Modas ao Sul: – Saias Novas – Saias à Rua (d’Aviz)– Corridinho 
Código disciplina - dM/prof.ª MARIA josé matos

Desafios Matemáticos

O cérebro, tal como o corpo, precisa de ser alimentado e exercitado, para não perder capacidades. 

Também, tal como acontece com o corpo, o treino do cérebro recorre a atividades variadas, que visam melhorar a atenção, a memória, o raciocínio, a autoconfiança…, a cultura geral. 

As atividades envolvem exercícios de cálculo algébrico e/ou mental, de pensamento lateral, de observação, de criatividade, de experiências de rotina e fora da rotina… 

Os assuntos vão sendo definidos de acordo com o interesse manifestado pelos alunos – já fizemos muitas contas e falámos do número zero, do número de ouro, de fractais, de poesia, de pintores e de pintura de base matemática… E não só! 

Código disciplina - PD/prof. Francisco Pestana

Desenho/
Técnicas Pintura

A aula tem como objetivo o ensino das diversas técnicas do desenho e pintura para que cada participante possa dar oportunidade à sua criatividade, tanto no uso da cor como na construção do traço. 

Código disciplina - CS/prof.ª ROsário Pinto

Desenvolvimento Pessoal - Conversas do Ser/Estar

O objetivo destas conversas de desenvolvimento pessoal, que se querem informais, abertas e sem julgamentos, é debater qualquer tipo de assunto considerado de interesse para trabalhar a autoconsciência no sentido da moralidade, do dever e da capacidade de perceber a relação entre a pessoa e tudo o que a rodeia. 

Falaremos sobre a Condição Humana, os Valores Universais, a Gestão das Emoções, a Felicidade, o Amor e tudo o mais que for colocado em cima da mesa.  

Debateremos alguns textos de livros, carregados de simbolismo, que transmitem mensagens capazes de transformar formas de ser e estar. 

Iremos até onde cada um dos participantes desejar ir, sem medo de se perder na caminhada das palavras e das ideias. Trabalharemos sobre o significado de frases como: 

“A melhor forma de sair de um problema é entrar mais fundo” 

“Já pensaste que aquilo que te falta na vida és tu?” 

“As maiores batalhas da tua vida são travadas contigo mesmo 

O amor não é sobre preencher vazios mas sobre criar espaços” 

“Quando tiveres a consciência de quem és, nada tens que demonstrar” 

“Fazer o que queres é liberdade, gostar do que fazes é felicidade”

Código disciplina - DG/prof. Daniel carvalho

Direito - Noções Gerais/Vida em Sociedade

Com o tema de Direito pretende-se proporcionar algo que se traduza não só “dar a conhecer”, mas também na troca de opiniões das nossas próprias experiências, ideias e intuições sobre o Direito.  

Assim, não se pretende uma mera assimilação, mas sobretudo atitudes de conhecimento, reflexão, interiorização e incorporação dos valores de justiça, da paz social e da segurança jurídica. Para isso, desenvolveremos 25 pontos do nosso programa. 

Faremos ainda a análise prática e discussão de determinados assuntos relacionados com a Vida em Sociedade na aplicação do Direito. 

Código disciplina - DI/prof.ª Conceição Marques

Direitos/Deveres Cidadãos

A educação para a cidadania tem como objetivo a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos. 

Código disciplina - EM/prof.ª Júlia Pinto

Efemérides e
Cultura Geral

As primeiras aulas serão dedicadas à análise do que sucedeu, durante os meses das férias de verão, no domínio da política mundial, das novidades culturais e científicas e outras.  

Seguidamente, e durante o decurso do ano letivo, serão debatidas as EFEMÉRIDES mais relevantes, principalmente aquelas que digam respeito à História e à Cultura Geral, como, POR EXEMPLO, a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães (antecedentes, viagem, consequências), a História da Música Popular (no ano passado foi dada a História da Música Erudita), as motivações humanas, etc.  

Também se poderão debater temas apresentados pelos Alunos. 

Quanto à Língua Portuguesa, serão tratadas as questões e as dúvidas apresentadas.  

Código disciplina - LP/prof.ª Helena Marques

Encontros Literatura Portuguesa

Matéria para este ano letivo: 

Fernando Pessoa:

 Ortónimo: Lírica e Mensagem 

– Ricardo Reis

– Alberto Caeiro 

– Álvaro de Campos

– Bernardo Soares:  O Livro de Desassossego 

Torga:

– Lírica 

Saramago

 O Memorial do Convento 

Código disciplina - BC/prof.ª Cândida Lourenço

English Book Club

Clube de leitura de livros em língua inglesa e de treino de conversação avançada. 

Esta aula é dirigida a alunos que já têm uma certa compreensão do inglês para poderem ler e discutir, em classe, a história que leram em casa e para poderem discutir vários temas que venham a ser acordados. 

Um dos primeiros livros escolhidos chama-se “The Canadian Children´s Treasury” e tem 36 histórias curtas mas interessantes para discutir em grupo. Também haverá leitura de artigos de revistas para debater. 

Código disciplina - EN/prof. Armando Mota

Entretenimento

Esta disciplina tem como objetivo o ensino e a prática dos jogos de SUDOKU e outras atividades de entretenimento do agrado dos alunos participantes.   

Código disciplina - EE/prof.ª Rosangela Generali

Escritores/Escritas Língua Portuguesa

Esta disciplina permite-nos voar em muitas viagens através dos livros. Haverá diversos encontros com autores das mais variadas nacionalidades, uns mais conhecidos e outros pouco divulgados no momento. 

Haverá sessões com escritores que nos permitirão conhecer pessoalmente mulheres e homens que têm o dom de contar estórias mas, para além disso, ouvi-los-emos falar de si próprios, das suas alegrias, tristezas, dificuldades e vitórias. 

Código disciplina - ES/prof.ª Laura Borsani

Espanhol para Conversar

Ensino da língua espanhola a partir dos interesses manifestados pelos alunos.  

Motivadoras e divertidas conversas para aprender a língua que podem ser baseadas em livros, histórias, textos, frases, objetos, tudo o que for trazido para a mesa de trabalho. 

Código disciplina - G1/prof. Fernando Ferreira

Geometria Mágica - Nível Básico

SABIA QUE:  

– É possível construir seis triângulos retângulos dentro de um triângulo escaleno, com apenas três linhas? – É possível determinar os vértices de um triângulo, de um quadrado, de um pentágono e de um hexágono com a ajuda de apenas cinco circunferências?  

– Além do quadrado existem outras figuras geométricas com os lados todos iguais?  

O projeto Geometria Mágica visa a satisfação de curiosidades relacionadas com as figuras e os sólidos geométricos e a realização prática de diversas atividades relacionadas com os traçados geométricos. TEMAS A DESENVOLVER: 

– O nascimento da geometria; 

– As grandes descobertas da geometria; 

– As principais aplicações da geometria na antiguidade; 

– As proporções divinas (retângulo de ouro); 

– Representação das figuras geométricas (triângulo, quadrado, pentágono, hexágono, octogono, dodecágono); 

– Anagramas geométricos;  

– Ilusões de ótica geométricos 

– Mandalas geométricos;  

– Representação dos sólidos platónicos (tetraedro, hexaedro/cubo, octaedro, dodecaedro, icosaedro) através do metatron 

– Representação do pentagrama e estudo das suas propriedades geométricas;  

– Representação das espirais geométricas (com dois pontos e com três pontos);  

– Representação de um domo pentagonal;  

– Padrões geométricos;  

– Representação da simbologia geométrica ancestral;  

PÚBLICOALVO: curso aberto a todos os associados que detenham competências básicas em traçados geométricos, nomeadamente saber representar linhas e circunferências e saber usar o esquadro, o compasso e o transferidor.  

MATERIAL NECESSÁRIO PARA AS SESSÕES: folhas brancas de papel cavalinho (formato A4), lápis HB ou lapiseira de grafite nº5, borracha branca, esquadro, compasso e transferidor (opcional, se o esquadro tiver escala de graus). 

Nº PARTICIPANTES: mínimo de 5 e máximo de 15, podendo ser desdobrado em duas turmas se necessário. 

Código disciplina - G2/prof. Fernando Ferreira

Geometria Mágica - Nível avançado

TEMAS A DESENVOLVER 

– Planificação e construção dos sólidos platónicos; 

– Tesselações regulares e semiregulares 

– Desenvolvimento de um projeto de tesselação; 

– Geometria fratal elementar; 

– Desenvolvimento de um projeto de geometria fratal; 

– Espirais radiais e espirais logarítmicas; 

– Principais correntes artísticas centradas na representação geométrica; 

– Desenvolvimento de projetos artísticos com recurso às figuras ou sólidos platónicos. 

PÚBLICOALVO: curso aberto a todos os associados que detenham competências básicas em traçados geométricos, nomeadamente saber usar o esquadro, o compasso e o transferidor. 

MATERIAL NECESSÁRIO PARA AS SESSÕES: folhas brancas de papel cavalinho (formato A4), lápis HB ou lapiseira de grafite, borracha branca, esquadro, compasso e transferidor (opcional, se o esquadro tiver escala de graus) 

Nº PARTICIPANTES: todos os alunos que participaram no curso em 2019-20 até ao início da pandemia (mínimo de 5 e máximo de 15), podendo ser desdobrado em duas turmas se necessário. 

Código disciplina - VO/prof.ª Inês Bastos

Grandes Vidas, Grandes Obras

Trata-se de dar a conhecer os grandes vultos da Humanidade e as suas obras que, de diversos modos, contribuíram para o processo histórico. Haverá sempre uma referência histórica a uma localidade onde a personalidade em estudo nasceu, viveu ou se notabilizou. 

Código disciplina - HC/prof. Lança-Coelho

História da Cultura do Século XX

Estudo histórico, em todas as vertentes, da cultura nacional e estrangeira dos anos da Segunda Guerra Mundial e de 1945 a 1959. 

Código disciplina - HI/prof. Francisco Soares

História das Ideias - Filosofia

Para este ano letivo, a matéria será sobre os Factos Atuais que se prendem com a Filosofia, Antropologia, Física, Psicologia, História, etc. 

  1. O Homem no Mundo e os seus labirintos, rastos e contrastes, desde os Neandertais a Homero, Sócrates, Platão, Aristóteles, Levinás; 

  2.  A Linguagem como InstituiçãoComo surgiu, desde Hermógenes aos sofistas (Protágoras e Górgias), 

      passando por WittgensteinNoam Chomsky e outros; 

  3.  A Natureza – Dinâmica, generosa, contingente, pedagógica, severa, acolhedora, vista por filósofos desde Espinosa a Rousseau, a Darwin e outros; 

  4.  Deus como poeta em Crátilo, Platão, Sócrates, Stº Agostinho, Tomás de Aquino e Nietzsche 

  5.  A Mulher – Seu estatuto ao longo dos tempos, desde Egipto, Grécia, Roma até aos nossos dias  

  6.  A Arte desde os primórdios à atualidade passando pela Grécia, Roma. A Estética; 

  7.  O Amor desde Eros, no Egipto, Roma, Grécia, Camões, Platão; 

  8.  Sobre a Alma em Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes e outros; 

  9.  O nascimento da Psicanálise em Sigmund Freud; 

10.  Porque são contrários o Bem e o Mal; 

11.  O Sonho e o Mito em Freud  (In a Interpretação dos sonhos); 

12.  O Nascimento, a Vida e a Morte em Hannah Arendt, in Condição Humana; 

13.  O que fazemos no mundo – Hannah Arendt (a Condição Humana); 

14.  A Humanidade e os seus valoresa palavra, a honradez, a tolerância, a generosidade, a ética; 

15.  A Juventude e seus problemasEm que consiste a experiência do dever? 

       Voz do coração ou Voz da razão? O direito, a moral, a política; 

  1.  Uma original forma de vida: a vida humana.Quem somos, donde viemos nós, os homens?

17.   De que falamos, quando falamos em cultura? 

18.   Os animais e os seus direitosDevem ser estimados e respeitados ou apenas explorados? 

19.   Sobre o planeta que habitamos: oceanos, mares, rios, ribeiros; 

20.   Democracia, Liberdade – cidadania e sociedade – corrupção e criminalidade; 

21.  Temas diversos: a Justiça, a Saúde, o Ensino, a Dialética, o Determinismo, o Imperativo, a Maiêutica e o Maniqueísmo, o Transcendental, a Imanência, a Subjetividade. 

Código disciplina - HR/prof.ª Ana Ferreira

História das Religiões

A matéria deste ano vai centrar-se, essencialmente, sobre as  religiões correspondentes às culturas e civilizações mais conhecidas da Historia da Humanidade 

Código disciplina - HL/prof. António Silvano

História de Arte da Cidade Lisboa

Nesta aula serão apresentados os seguintes temas principais, embora outros possam também ser abordados: 

  1. A Conquista de Lisboa: D. Afonso Henriques, os cruzados e o cerco a Lisboa; A conquista de Lisboa (1147 versus 1185); O duplo voto; A Capela de Nossa Senhora do Monte e Mosteiro de São Vicente de Fora. 
  2. A Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora: Sua localização; Sua Arquitetura (do Românico ao Maneirismo); Artistas envolvidos; Os mecenas (D. Afonso Henriques / período Filipino); Filipe I de Portugal versus D. Sebastião; Santo António e a sua passagem pelo Mosteiro; A Sala da Portaria e a pintura ilusória (trompe-l’oeil); O terramoto de 1755 e suas implicações no monumento; Os restauros do Século XX – da realidade à utopia. 
  3. O Santo Padroeiro de Lisboa – Santo António / Santo Antão: Sua representação iconográfica; A Lisboa romana dos nossos dias. 
  4. O Brasão de Armas da Mui Nobre e sempre Leal Cidade de Lisboa: Sua análise; Os seus símbolos; O seu significado. 
  5. Redescobrir Lisboa: As sete colinas; Os Bairros Populares; O passado e o presente; Lisboa do passado e do presente. 
  6. Museu de Lisboa. 
  7. A Arquitetura em Portugal e na Europa. 
  8. A Pintura portuguesa e europeia 
  9. Heráldica e Genealogia. 
  10. A Arte Efémera 
Código disciplina - HA/prof.ª Maria José Cadete

História de Arte Moderna e Contemporânea

Num tempo em que a globalização é uma realidade que influencia todas as disciplinas, nomeadamente o mundo das artes, vamos refletir sobre vários projetos artísticos em diferentes contextos. Tomaremos como referência o que se passa à nossa volta, compreendendo as abordagens e realidades que os “media” nos apresentam, quer em visitas a museus, galerias, feiras ou leilões. 

Esta aula teórica abordará o período que vai desde o princípio do século XX até à atualidade, incidindo, preferencialmente, no estudo do trabalho desenvolvido por artistas ocidentais, recorrendo à projeção de imagens de algumas obras para melhor as contextualizar e visualizar.  

Consideram-se dois grandes períodos, o anterior à II Guerra Mundial, normalmente denominado por Arte Moderna, e o período que se desenvolve a seguir à II Guerra Mundial e vai até aos nossos dias, designado por Arte Contemporânea.  

O espaço territorial compreende a abordagem da europa ocidental e a americana (EUA). Não deixaremos de fazer referências à arte oriental (Índia, China, Japão) com eventual referência a outras realidades. 

As disciplinas artísticas escolhidas são preferencialmente a arquitetura, pintura, escultura, ramos de um conjunto que se denominam por “Belas Artes”. Paralelamente serão referidas a “street art”, a fotografia, o filme/vídeo e a “performance”, entre outras, no que se designa genericamente por “Artes Visuais”.  

Código disciplina - HT/prof. Manuel magalhães

História do Automóvel

A disciplina História do Automóvel será organizada por temáticas, todas elas relacionadas com o automóvel e aspetos envolventes. 

Os temas abordados irão desde os conceitos relacionados com as medidas de desempenho utilizadas ao longo dos tempos nos automóveis, os tipos de combustíveis utilizados, o design dos automóveis, etc. Serão abordados também temas que os alunos queiram propor. 

A profundidade com que cada tema será abordado estará dependente, por um lado da maior ou menor complexidade desse tema, e por outro, pelo interesse que for manifestado pelos alunos. 

Código disciplina - HM/prof.ª Lourdes Martins

História dos Costumes e Mentalidades

Este ano letivo vai ser adotada uma metodologia diferente da anterior no que diz respeito às abordagem da História.  

Tendo sido feito, no ano passado, o enquadramento de Portugal nos aspetos físico e político na Europa, sensivelmente desde a Pré -História até à chegada de D. Henrique de Borgonha à Península Ibérica, este ano letivo ir-se-á abordar mais profundamente a Idade Média, chamando a atenção para as alterações sofridas pelos homens e sua maneira de viver e para a sua vida privada da Alta Idade Média à Baixa Idade Média. 

Código disciplina - HE/prof.ª MARIA José Cadete

História e Desafios da Europa

Aula teórica que vai abordar temas relevantes e muito diversos da atualidade, num contexto da globalização, que influenciam as sociedades em que nos inserimos. Para análise destes temas, faremos uma abordagem histórica e de contexto geográfico que nos permitirá refletir sobre a complexidade das variáveis da realidade atual com que somos confrontados. 

Num Mundo com inúmeras variáveis interdependentes em permanente mudança, temos de pensar global para compreender a Europa, na medida em que hoje, mais do que nunca, o contexto europeu é fruto de muitas realidades que se cruzam. 

Ao acompanhar-se de perto alguns temas que vão tendo relevância na atualidade no cenário internacional, considerando ainda que a União Europeia, bloco em que estamos inseridos, está em permanente construção e apresenta uma dinâmica própria, num contexto de rede, quer ao nível da União Europeia propriamente dita quer a um nível de interfaces da globalização, teremos ferramentas para uma compreensão maior e melhor dos problemas. 

É o conhecimento que nos dá as ferramentas para enfrentar a realidade em mudança. 

Código disciplina - TR/prof.ª Maria José Melo

História e Técnica Tapetes Arraiolos

A matéria desta aula está relacionada com duas vertentes: 

– História e evolução do fabrico dos Tapetes de arraiolos; 

– Ensino da técnica do bordado de Arraiolos para que cada aluno possa confecionar as suas próprias obras. 

Código disciplina - IA/prof.ª Clara Victória

Informática - Nível 1

O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento. 

As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã. 

Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: 

O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mailwordexcelpower-point e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos. 

Para os alunos desta aula de NÍVEL-1, serão dados os conceitos mais básicos da matéria e o ritmo das aulas dependerá da evolução do grupo. 

Código disciplina - IB/prof.ª Clara Victória

Informática - Nível 2

O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento. 

As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã. 

Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: 

O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mailwordexcelpower-point e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos. 

Para os alunos desta aula de NÍVEL-2, serão dadas funcionalidades mais avançadas para que possam utilizar facilidades da net e os diversos utilitários no que pretenderem. Ir-se-á tão longe quanto a dinâmica do grupo o permitir. 

Código disciplina - ID/prof. Vitor Antunes

Informática - Nível 2

O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento. 

As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã. 

Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: 

O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mailwordexcelpower-point e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos. 

Para os alunos desta aula serão dadas funcionalidades para que possam utilizar facilidades da net e os diversos utilitários no que pretenderem. Ir-se-á tão longe quanto a dinâmica do grupo o permitir. 

Código disciplina - LI/prof.ª Maria pereira

Inglês - Básico

O Inglês básico é uma disciplina para quem se quer iniciar na aprendizagem da língua inglesa. 

Código disciplina - L4/prof.ª Eugénia Faria

Inglês - Boas/Divertidas Conversas

Aula de gramática e conversação de nível médio e superior em inglês, simulando situações reais do dia-a-dia para promover diálogos entre alunos. 

Código disciplina - L3/prof.ª Eugénia Faria

Inglês - Começar a falar

Aula de iniciação à leitura, interpretação de textos, gramática e conversação para quem ainda está no início da aprendizagem do inglês. 

Código disciplina - L5/prof.ª Maria Luz Sobral

Inglês -
Meeting Point

Nesta aula de gramática e conversação avançada em inglês, vão ser tratados os seguintes temas: 

– «Cambridge Exercises»; 

– Revisões de Gramática; 

– Leitura de Textos; 

 Vocabulário; 

– Conversas sobre temas da Atualidade; 

– Escritores Ingleses e outros temas à escolha dos alunos. 

Código disciplina - L2/prof.ª Maria Pereira

Inglês - Nível 1

O Inglês de Nível 1 é uma disciplina de aprendizagem da língua inglesa para todos os que estão no início mas que já sabem as palavras e frases básicas. 

Código disciplina - GJ/prof.ª Rosário Pinto

Jograis

Aula para aprender e praticar as técnicas de dizer poesia. 

Quando existir interesse por parte dos alunos, poderão ser construídos poemas coletivos. 

Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados. 

CÓDIGO DISCIPLINA - mb/Prof. José Costa

Movimento e
Bem-Estar

Esta será uma disciplina de exercício físico, adaptada à idade dos alunos e às suas limitações, que visa devolver em cada momento do ano uma melhoria no dia-a-dia de cada um. 

Da integração de vários saberes e disciplinas resulta um conjunto de estímulos físicos que vão devolver uma consciência postural em cada participante, aumento da sua resistência, maior amplitude de movimento e aumento da sua capacidade respiratória. 

Os exercícios serão adaptados para que todos os alunos os possam executar. 

Permitam-se viver melhor, façam algo por vós. 

CÓDIGO DISCIPLINA - mb/prof.ª. Maria Luz Sobral (aulas quinzenais)

No Caminho da Consciência

As aulas desta disciplina são dadas quinzenalmente e têm como objetivo os seguintes temas: 

– Sessões de Meditação; 

– Debates sobre textos de livros escolhidos pelo grupo de participantes; 

– Esclarecimento de dúvidas relacionadas com a temática da aula; 

– Participação de convidados que tragam valor acrescentado. 

CÓDIGO DISCIPLINA - NA/prof. António Cabrera

Nutrição e Alimentos

Desde os princípios dos tempos o homem sempre se preocupou e lutou pela sua alimentação, tendo desde então, até aos dias hoje, procurado melhores alimentos, com maior prazo de validade, seguros para a sua saúde e nutritivos. 

A nutrição humana é uma ciência que se ocupa do estudo dos processos relacionados à obtenção de nutrientes pelos seres humanos através da alimentação. 

Nesta disciplina, para além de analisarmos a evolução do homem e da sua alimentação, iremos falar de nutrição e, obviamente, quais os alimentos onde podemos ir buscar os sais minerais e vitaminas que são fundamentais para uma vida saudável. 

CÓDIGO DISCIPLINA - PF/prof. Guilhermino Pinto

O Meu Primeiro Filme

Esta disciplina pretende dar a conhecer aos participantes os principais passos para poderem fazer um filme. 

Numa primeira fase, partindo de uma história ou similar, os alunos desenvolverão o guião. 

Numa segunda fase, os alunos filmarão as cenas do guião, após o que passarão à edição e produção do filme, que se prevê ter uma duração média de cerca de 5 (cinco) minutos. 

Para execução do filme, prevê-se a divisão da turma em grupos de trabalho constituídos por 3/4 alunos. 

Para esta disciplina é necessário que cada grupo disponha do seguinte material: 

 – Câmara vídeo digital (“Handycam”, por ex) ou Câmara de fotografar digital que tenha função de vídeo; 

 – Computador portátil. 

As aulas serão semanais e terão uma duração de 1h30m. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - OS/Prof. José Costa

Oficina da Saúde

A Osteopatia é uma Terapia Manual que visa restabelecer o equilíbrio articular e muscular do corpo. 

Indicada para todas as idades, melhora a qualidade de vida, aportando os seguintes benefícios: 

– Melhora a Postura 

– Retarda os Sintomas de Desgaste Articular 

– Elimina a Dor em Problemas Osteomusculares de Origem Mecânica 

– Melhora a Mobilidade Articular 

– Estimula a Força e a Flexibilidade 

Durante este ano letivo, na disciplina de OFICINA DA SAÚDE, iremos abordar vários temas, todos no sentido de informar e prevenir lesões que envolvam articulações e tecido muscular, tais como: 

DOR CIÁTICA / PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS / COMPROMETIMENTOS NEUROLÓGICOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES / ARTICULAÇÃO DO OMBRO / ARTICULAÇÃO DO COTOVELO / ARTICULAÇÃO DO JOELHO / ARTICULAÇÃO DO PÉ / CERVICAL / SITUAÇÕES CRÓNICAS DAS ÁREAS ARTICULARES E MUSCULARES / PREVENÇÃO E TRATAMENTOS. 

Desta forma será possível viver com mais qualidade beneficiando de maior bem-estar. 

CÓDIGO DISCIPLINA - VM/prof.ª Noémia simões

Olhar as Vidas e Mundos

CONTEUDOS A LECIONAR: 

– Ciências sociais e responsabilidade social das ciências face aos desafios de hoje 

– Economia e Sociologia: Abordagens e metodologias diversas mas complementares 

– Ciências sociais, educação para a cidadania e literacia para os media 

– Economia portuguesa: problemas e desafios 

– Questões sociais: Direitos humanos no mundo de hoje  

– Empreendedorismo: à descoberta do novo  

– Ambiente e sustentabilidade: que fazer? 

– O urbano e o rural: o desenvolvimento territorial 

– Globalização, cooperação e desenvolvimento: problemáticas atuais  

METODOLOGIA E ATIVIDADES PREVISTAS  

As aulas serão dadas de forma a incentivar a participação ativa dos alunos e alunas. 

Procurar-se-á, sempre que possível, combinar uma parte expositiva com trabalhos de grupo, debates, visionamento de filmes, reportagens e leitura crítica de notícias relacionadas com as temáticas apresentadas, elaboração de jornais de parede, etc. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - O2/prof.ª Fátima MOreira

Origami - Avançados

A aula de AVANÇADOS é para quem já tem alguma prática da técnica. 

O Origami é a arte de dobrar o papel. Esta arte nasceu na China após o aparecimento do papel no ano 105 d.C.. Mais tarde foi importada pelo Japão e introduzida na Península Ibérica pelos Árabes. 

A palavra japonesa Oru, significa dobrar e Kami significa papel. 

Os papéis a utilizar poderão ser de diversos tipos: 

— os tradicionais japoneses, Washi e Chiyogami, 

— os de dupla face, de revistas, de fotocópia, Kraft, de embrulho… 

CÓDIGO DISCIPLINA - O1/prof.ª Fátima MOreira

Origami - INICIADOS

A aula de INICIADOS é para quem quer começar a aprender esta arte de dobrar o papel. 

O Origami é a arte de dobrar o papel.  

Esta arte nasceu na China após o aparecimento do papel no ano 105 d.C.. Mais tarde foi importada pelo Japão e introduzida na Península Ibérica pelos Árabes. 

A palavra japonesa Oru, significa dobrar e Kami significa papel. 

Os papéis a utilizar poderão ser de diversos tipos: 

— os tradicionais japoneses, Washi e Chiyogami, 

— os de dupla face, de revistas, de fotocópia, Kraft, de embrulho… 

CÓDIGO DISCIPLINA - GC/Prof. Ricardo cotrim

Orquestra Típica de Cantares da USCQAL

Aula para ensinar e praticar as técnicas de canto, com uso de alguns instrumentos, para cantar e tocar canções essencialmente portuguesas e regionais. 

Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados. 

CÓDIGO DISCIPLINA - LM/prof.ª Vera Batista

Os Lusíadas e a Mensagem

Esta aula tem como objetivo pensar no século XXI os Lusíadas de Luís de Camões e a Mensagem de Fernando Pessoa. Uma Leitura? Várias Leituras do “ser português”? 

CÓDIGO DISCIPLINA - HP/Prof. Carlos Tomé

Portugal, Uma Retrospetiva

Nesta disciplina, propomo-nos rever e relembrar a história de Portugal a partir de 2019 nas suas interações com a história do Mundo.  

Uma história de Portugal, feita a partir de anos de viragem, em ordem cronológica inversa do presente para o futuro. 

CÓDIGO DISCIPLINA - T2/Prof. RUY FIGUEIREDO

Tango Argentino

O Tango Argentino teve a sua origem no final do Séc. XIX, na área do Rio da Prata, na Argentina, nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu. Trata-se de uma dança que mistura o drama, a tristeza, a paixão, a sensualidade e a agressividade. 

Em 30 de setembro de 2009, no Dubai, o Tango Argentino foi declarado Património Mundial Imaterial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura 

Existem hospitais e clínicas psiquiátricas que utilizam o tango para o tratamento do mal de Parkinson e da doença de Alzheimer, além de outros problemas de saúde mental e física. E assim é porque a prática melhora o equilíbrio, a autoestima, a coordenação motora e até a memória desses pacientes.  

Cientistas argentinos concluíram que dançar tango pode ajudar a prevenir doenças cardíacas. “Bailar tango ou milonga (ritmo mais acelerado) representa um exercício de intensidade leve ou moderada, ideais para a prevenção de doenças cardíacas. Mas é preciso dançar regularmente para que atue como prevenção dos males do coração”. 

Nesse sentido, venha dançar o tango pois estará a melhorar a sua saúde, o seu bem-estar e a sua felicidade. 

CÓDIGO DISCIPLINA - GT/Prof. Fernando Marques

Teatro

Aula para aprender e praticar as técnicas de representação num palco de teatro. 

Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - TA/Prof. pedro Sande

Temas Actuais Economia/Política/
Gestão

A unidade Temas Atuais de Economia / Política / Gestão debruça-se sobre temas da contemporaneidade, enquadrando-os numa perspetiva de que todos os atos humanos têm um carácter político, fazendo uso da Ciência Económica, da Ciência Política, das Relações internacionais, da Sociologia, das Políticas Públicas e das boas práticas de Gestão. 

A metodologia utilizada recorre à apresentação e discussão de temáticas e factos do dia-a-dia. Uma análise que se pretende abrangente e capaz de ir além da espuma dos dias. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - TL/prof.ª Teresa Romão

Trabalhar Linhas/Lãs

Aula para aprender a confecionar todo o tipo de trabalhos de vestuário feitos em linhas e lãs, desde camisolas, casacos, echarpes, etc., para adultos e crianças, até bordados e tapeçarias. 

CÓDIGO DISCIPLINA - VJ/Prof. Manuel Magalhães

Vamos Jogar (King/Outros)

Aula onde se aprende a jogar e se praticam jogos como o KING, XADREZ e outros que sejam do interesse de um grupo de alunos. 

CÓDIGO DISCIPLINA - V1/Prof. João Paulo Coelho

Viola Acústica

Aula onde se ensina a tocar viola clássica a partir da iniciação aos tons e dedilhação de notas básicas. 

CÓDIGO DISCIPLINA - YG/prof.ª Verónica Sousa

Yoga

Nas aulas de Yoga vamos trabalhar o nosso corpo e a nossa respiração com o objetivo de criar equilíbrio entre todos os elementos que nos constituem

Polo de queijas - 7 disciplinas presenciais com 7 professores

CÓDIGO DISCIPLINA - DP/prof.ª cONCEIÇÃO mARQUES

Direitos/Deveres dos Cidadãos - POLO

A educação para a cidadania tem como objetivo a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos. 

CÓDIGO DISCIPLINA - GP/Prof. Fernando Ferreira

Geometria Mágica - Nível Básico - POLO

Projeto formativo da USCQAL a desenvolver no ano letivo de 2019/20: GEOMETRIA MÁGICA  

SABIA QUE:  

– É possível construir seis triângulos retângulos dentro de um triângulo escaleno, com apenas três linhas? – É possível determinar os vértices de um triângulo, de um quadrado, de um pentágono e de um hexágono com a ajuda de apenas cinco circunferências?  

– Além do quadrado existem outras figuras geométricas com os lados todos iguais?  

O projeto Geometria Mágica visa a satisfação de curiosidades relacionadas com as figuras e os sólidos geométricos e a realização prática de diversas atividades relacionadas com os traçados geométricos. TEMAS A DESENVOLVER: 

I – O nascimento da geometria; 

II – As grandes descobertas da geometria; 

III – As principais aplicações da geometria na antiguidade; 

IV – As proporções divinas (retângulo de ouro); 

V – A representação das figuras geométricas (triângulo, quadrado, pentágono, hexágono, octogono, dodecágono); 

VI – A representação dos sólidos platónicos (tetraedro, hexaedro/cubo, octaedro, dodecaedro, icosaedro) através do metatron; 

VII – Planificação e construção dos sólidos platónicos; 

VIII – Representação do pentagrama e estudo das suas propriedades geométricas; 

IX – Representação das espirais geométricas (com dois pontos e com três pontos);  

X – Representação de um domo pentagonal;  

XI – Representação da simbologia geométrica ancestral;  

XII – Principais correntes artísticas centradas na representação geométrica;  

XIII – Projetos artísticos realizados pelos alunos.  

Público-alvo: curso aberto a todos os associados que detenham competências básicas em traçados geométricos, nomeadamente saber representar linhas e circunferências e saber usar o esquadro, o compasso e o transferidor.  

Material necessário: folhas brancas de papel cavalinho (formato A4), lápis HB ou lapiseira de grafite nº5, borracha branca, esquadro, compasso e transferidor (opcional, se o esquadro tiver escala de graus)  

Nº de participantes: mínimo de 5 e máximo de 15, podendo ser desdobrado em duas ou três turmas. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - IP/prof.ª Clara Victória

Informática - POLO

Encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias, que nos surpreendem a todo o momento, é o objetivo das aulas de Informática. 

As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã. 

A matéria das aulas de informática do Grupo A aborda as seguintes vertentes: 

O que é a informática; Segurança; Organização; Sistema Operativo; Internet; Mail; Word; Excel; PowerPoint e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos. 

Para os alunos do Grupo A – N1, serão dados os conceitos mais básicos da matéria e o ritmo das aulas dependerá da evolução do grupo. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - L6/prof.ª Maria Pereira

Inglês - Nível 1 - POLO

Inglês básico para alunos do Polo, disciplina para quem se quer iniciar na aprendizagem da língua inglesa. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - L6/prof.ª Elizabete Lima

Lavores/Costura Criativa - POLO

O objetivo é criar peças em vários materiais, onde os tecidos reinam, tendo em conta a criatividade de cada aluno. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - VP/prof.ª Noémia Simões

Olhar as Vidas e os Mundos - POLO

CONTEUDOS A LECIONAR: 

– Ciências sociais e responsabilidade social das ciências face aos desafios de hoje 

– Economia e Sociologia: Abordagens e metodologias diversas mas complementares 

– Ciências sociais, educação para a cidadania e literacia para os media 

– Economia portuguesa: problemas e desafios 

– Questões sociais: Direitos humanos no mundo de hoje  

– Empreendedorismo: à descoberta do novo  

– Ambiente e sustentabilidade: que fazer? 

– O urbano e o rural: o desenvolvimento territorial 

– Globalização, cooperação e desenvolvimento: problemáticas atuais  

METODOLOGIA E ATIVIDADES PREVISTAS  

As aulas serão dadas de forma a incentivar a participação ativa dos alunos e alunas. 

Procurar-se-á, sempre que possível, combinar uma parte expositiva com trabalhos de grupo, debates, visionamento de filmes, reportagens e leitura crítica de notícias relacionadas com as temáticas apresentadas, elaboração de jornais de parede, etc. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - OP/prof.ª Maria João Knopfli

Origami - Polo

O Origami é a arte de dobrar o papel e esta disciplina vai ensinar várias técnicas de dobragem para fazer diversos tipos de figuras.