USCQAL

Disciplinas

Disciplinas

INSCRIÇÕES

Pode entrar nesta grande família e instituição enquanto aluno ou professor.

Alunos

inscrição de alunos

Se quer fazer parte das nossas disciplinas pode aceder às fichas de inscrição carregando no botão abaixo
professores

inscrição de professores

Se tem algo a ensinar e se é apaixonado por algum tipo de formação, poderá inscrever-se como professor carregando no botão abaixo
pesquisa rápida de todas as disciplinas

Lista geral de disciplinas

DISCIPLINASCód
Disc
Horário
Alemão - IniciadosAL5ª-16:30
Alimentação e Saúde (2h)AS4ª-14:30
Artes Manuais (2h)AR4ª-10:00
Astrologia (1h30m) A22ª-16:30
Atividade Física-1F15ª-10:00
Atividade Física-2F25ª-11:00
Biodanza (2h)BZ4ª-10:00
Canções e MemóriaCM3ª-17:00
Chi-Kung/Tai-ChiCK5ª-12:00
Ciência e TecnologiaCT4ª-11:00
Clube de Leitura (3.ª sem/mês) (1h30m)GL5ª-17:30
Comunicação HumanaCH4ª-15:30
Contos Portugueses do séc. XXCR5ª-12:00
Conversas em FrancêsCF4ª-10:00
Conversas Sobre PlantasCP3ª-10:00
Costurando (2h)CO5ª-15:30
GASTRONOMIA, CULTURA E TRADIÇÕES DE PORTUGAL CL4ª-14:30
Danças Regionais - Folclore/Etnografia (Gr.Repr)DR4ª-17:30
Desafios Matemáticos (Exercitar Cérebro)DM3ª-11:00
Desenho/Técnicas Pintura (3h)PD4ª-14:30
Desenvolvimento Pessoal - Conversas do Ser/EstarCS2ª-15:30
Direitos e Deveres dos Cidadãos (1h30m) DI3ª-15:30
Direitos e Deveres dos Cidadãos (POLO)DP2ª-15:30
Efemérides e Cultura GeralEM3ª-11:00
English Book Club BC2ª-14:30
EntretenimentoEN3ª-17:00
HARMONIA COM FENG SHUIEB4ª-12:00
Escritores e Escritas em Língua PortuguesaEE4ª-16:30
Espanhol Para ConversarES5ª-16:30
Geometria Mágica - Nível Avançado (1h30m)G22ª-11:00
Geometria Mágica - Nível Básico (1h30m)G13ª-15:30
Grp. Jograis (Grupo de Representação)GJ2ª-16:30
Grp.Teatro (Grupo de Representação) (2h)GT5ª-11:00
História da Cultura - Séc.XX HC5ª-14:30
História das ReligiõesHR5ª-15:30
História de Arte da Cidade de LisboaHL3ª-12:00
História de Arte Moderna e Contemporânea (2h)HA3ª-14:30
História de Portugal Nua e CruaHN5ª-15:30
História dos Costume e Mentalidades (1h30m)HM4ª-14:00
História e Técnica dos Tapetes Arraiolos (3h)TR3ª-10:00
Informática (POLO) (1h30m)IP4ª-14:00
Informática (IA) - Nível 1 (1h30m)IA4ª-10:00
Informática (IB) - Nível 2 (1h30m)IB4ª-11:30
Informática (IC) - Nível 1 (1h30m)IC3ª-10:00
Informática (ID) - Nível 2 (1h30m)ID3ª-11:30
Inglês - BásicoL14ª-12:00
Inglês - Boas/Divertidas Conversas (1h30m)L42ª-16:30
Inglês - Começar a Falar (1h30m)L34ª-16:30
Inglês - Nível 1L25ª-10:30
Inglês - Nível 1 (POLO)L62ª-14:30
Movimento e Bem-EstarMB2ª-12:00
No Caminho da Consciência (1h30m)NC3ª-17:30
O Meu Primeiro Filme (1h30m)PF6ª-11:00
Oficina da SaúdeOS2ª-11:00
Olhar as Vidas e Mundos (POLO) (1h30m)VP4ª-10:30
Origami (POLO) (2h)OP4ª-15:30
Origami - Avançados (2h)O23ª-14:00
Origami - Iniciados (2h)O12ª-14:30
Orq. Típica Cantares USCQAL (Gr.Repr) (1h30m)GC3ª-18:00
Os Alimentos e as MaleitasAM4ª-15:30
Poesia Portuguesa do Séc. XXPP2ª-12:00
Saúde Mental e Qualidade de VidaSM4ª-09:00
Temas Actuais Economia/Política/GestãoTA5ª-15:30
Trabalhar Linhas/Lãs (2h)TL2ª-10:00
Vá Passear de ComboioTC5ª-11:00
Vamos Jogar (3h)VJ3ª-16:00
Viola Acústica (Gr.Repr) (1h30m)VI5ª-14:30
Código disciplina - CS/prof.ª Maria Maio

CONVERSAS SOBRE CORPO, MENTE, ESPÍRITO

O objetivo destas conversas relacionadas com o desenvolvimento pessoal, que se querem informais, abertas e sem julgamentos, é debater qualquer tipo de assunto considerado de interesse para trabalhar a autoconsciência no sentido da moralidade, do dever e da capacidade de se perceber a relação entre a pessoa e tudo o que a rodeia. 

Falaremos sobre a Condição Humana e a relação entre Corpo/Mente/Espírito, os Valores Universais, a Gestão das Emoções, os Relacionamentos, a Vida, a Felicidade, o Amor e tudo o mais que for colocado em cima da mesa.  

Debateremos alguns textos de livros, carregados de simbolismo, que possam transmitir mensagens capazes de tocar fundo e transformar formas de ser e estar. 

Iremos até onde cada um dos participantes desejar ir, sem medo de se perder na caminhada das palavras e das ideias. 

Trabalharemos sobre o significado de frases como: 

“O momento exato de poder é sempre o momento presente”

“Cada pensamento que concebemos cria o nosso futuro”

“A melhor forma de sair de um problema é entrar nele mais fundo” 

“Já pensaste que aquilo que te falta na vida és tu mesmo?” 

“As maiores batalhas da tua vida são travadas contigo mesmo 

O amor não é sobre preencher vazios mas sobre criar espaços” 

“Quando tiveres a consciência de quem és, nada tens que demonstrar” 

“Fazer o que queres é liberdade, gostar do que fazes é felicidade”

Lista de disciplinas por aluno

Consulte os horários e o calendário do ano letivo aqui

SINOPSES das disciplinas

Código disciplina - AL / prof.ª Ana Ferreira

Alemão - INICIADOS

Abordagem da língua alemã para principiantes. Iniciação ao vocabulário, à pronúncia, à gramática, de forma simples, com base em livro próprio para principiantes.

Código disciplina - AL / prof.ª Ana Ferreira

Alemão - I

Continuação de anos anteriores de aprendizagem que conduziram a um nível satisfatório de entendimento da língua, capacidade de tradução e de alguma forma de oralidade.
Leitura e tradução de textos já com alguma complexidade.

Código disciplina - AS / prof. Fernando Passos

Alimentação e Saúde

Nesta aula vai ser passado o conhecimento integral de todos os alimentos que fazem parte dos seguintes grupos, incluindo os benefícios e malefícios que trazem para a saúde:
Legumes / Vegetais / Hortaliças;
Frutas / Frutos Vermelhos / Frutos Secos;
Leguminosas / Sementes e Cereais;
Ervas aromáticas e especiarias;
Peixe, Marisco / Carnes, Aves e derivados;
Chás de ervas / Outros alimentos também importantes / Bombas alimentícias a evitar.
Todos os alimentos para a prevenção e ou cura de:
ACNE, AFTAS, ÁLCOOLISMO, ANEMIA, ANSIEDADE, ASMA, AZIA, BAÇO, BARRIGA, BOCA, CABEÇA, CELÍACOS, CÉREBRO, COLESTEROL, CORAÇÃO, DEPRESSÃO, DESINTOXICAÇÃO, DIABETES, DISFUNÇÃO ERÉCTIL, DOR, DOENÇAS DEGENERATIVAS, ESTÔMAGO, FÍGADO, GRIPE, INTESTINOS, MÚSCULOS, NERVOS, OBESIDADE, OLHOS, OSSOS, PELE, PULMÕES, PRESSÃO ARTERIAL, PULMÕES, RINS, SANGUE, SONO, TIRÓIDE, VARIZES, VESÍCULA, VIAS URINÁRIAS. 

Código disciplina - SA / prof. JOSÉ COSTA

ANTIGOS SABERES

Em Antigos Saberes vamos a bordar várias temáticas da vida do Homem neste plano.
Muitas dessas disciplinas foram anuladas ao longo dos séculos, por via dos poderes vigentes, ou
pré-conceito nas sociedades. Conhecimentos escondidos foram assim sonegados através dos
tempos.
Hoje é possível abordar e trazer ao conhecimento de cada um esses saberes que são necessários ao
desenvolvimento de uma sociedade constituída por seres com uma maior consciência do Universo.
Conhecer, saber, observar várias perspectivas e entender quem somos, onde estamos e qual o
propósito de cada um.
Religiões Antigas – Mitologia – Xamanismo – Astrologia – Numerologia – Tarot – Física Quântica –
Consciência Sistémica – Vida.
Condição Prévia:
Mente aberta para novas perspectivas do saber.

Código disciplina - AT / prof.ª ANA ISABEL COSTA

Aromaterapia

Aromaterapia quer dizer tratar pelo odor.

É extremamente eficaz em problemas de stress, dores musculares ou reumáticas, digestivos, menopausa angústia depressão ou insónia.

 

A maior parte das culturas antigas reconhecia os benefícios terapêuticos dos óleos aromáticos.

Penetram no corpo por inalação e por absorção através dos poros da pele.

 

As suas propriedades medicinais e o poder reconfortante do toque unem­ se para formar um tratamento eficaz e a maneira como opera na dor e tensão muscular tem efeitos positivos no humor, repercutindo-se no bem-estar.

OBJECTIVOS

Dar a conhecer o que e a aromaterapia junta da população sénior. Esporadicamente haverá algumas práticas bem como divulgação e presentação de óleos sazonais.

METODOLOGIA

Através de PowerPoint, uma aula semanal presencial podendo ser transmitida via zoom.

BENEFICICOS

Melhoria do bem-estar e saúde no dia a dia.

Por meio da experiencia do sentir e do cheirar percepcionar as vantagens que a aromaterapia nos trás.

Código disciplina - AR / prof.ª MARIA AMÁVEL MARQUES

Artes Manuais

Esta disciplina é essencialmente prática e, para além de ideias que os alunos possam trazer para serem concretizadas, vai-se ensinar a fazer: 

– tapeçaria (esmirna, fada do lar) 

– decoupage (técnica dos guardanapos de papel) 

– macramê 

– muitos outros trabalhos em materiais diversos 

Código disciplina - AF/prof.ª ANTÓNIO COSTA

ASTROFISICA – O UNIVERSO E A VIDA

As perguntas que todos fazem:
Porque há coisas? Quem somos? Porque estamos aqui?

História do conhecimento
O Big Bang
Energia, matéria e anti-matéria
O que há no Universo, de que é feito
Formação de estruturas:
Estrelas, galáxias, nebulosas, buracos negros, planetas, etc.
Os átomos
Tabela periódica, a origem dos elementos
Matéria bariónica e matéria escura
Energia e energia escura
As 4 forças do Universo e como atuam
Modelo padrão
O telescópio James Webb está a afetar o nosso conhecimento?
Há leis do Universo? Entropia
O que aconteceu no séc. XIX-XX que provocou a explosão tecnológica
Os “quanta”
A mecânica quântica. “A realidade não é como a descreve a física clássica”
Novas teorias do Espaço e do Tempo
Pode-se viajar no tempo? O teletransporte; Dobra espacial
O sistema solar
Exploração espacial; robots; inteligência artificial.

A Vida:
Como surgiu na Terra
Como evoluiu
A evolução do cérebro
O criador de tudo
Caminho(s) para o futuro

Código disciplina - A2/prof.ª MARIA Luz Sobral

Astrologia

Dependendo dos conhecimentos dos participantes, poderão ser abordados os seguintes temas: 

O ABC da Astrologia:   

– Nós e o Universo; 

– Viajem de aprendizagem sobre “quem sou”; 

– Noções essenciais de Astrologia e como aplicá-la no dia-a-dia. 

Astrologia Humanista e Psicológica 

– Arquétipos e Princípios Universais; 

– Trânsitos Planetários e como nos influenciam; 

– Como desenvolver o autoconhecimento e evoluir em Consciência. 

“Para serem amadas, as coisas da terra precisam de ser conhecidas; para serem conhecidas, as coisas divinas precisam de ser amadas” – Pascal. 

Código disciplina - AP/prof. Rui Albuquerque

ATELIER DE PINTURA

Aulas de iniciação à pintura, Teoria da cor, composição, conhecimento dos materiais e exercícios práticos, abordagem à história da arte. 

Código disciplina - F1/prof. António Ganhão

Atividade Física-1

Uma aula para desenvolver a condição física, com encaminhamento para diversas atividades, para que cada aluno consiga ser consciente, responsável e autossuficiente na prática do desporto que melhor se adapte à sua condição. 

Serão organizadas caminhadas e alguns jogos para dar a conhecer as melhores práticas. 

O grupo não deverá ter mais do que 15 alunos para que se possam atingir os objetivos.  

Código disciplina - F2/prof. António Ganhão

Atividade Física-2

Uma aula para desenvolver a condição física, com encaminhamento para diversas atividades, para que cada aluno consiga ser consciente, responsável e autossuficiente na prática do desporto que melhor se adapte à sua condição. 

Serão organizadas caminhadas e alguns jogos para dar a conhecer as melhores práticas. 

O grupo não deverá ter mais do que 15 alunos para que se possam atingir os objetivos.  

Código disciplina - BZ/prof.ª Teresa Gardette

BIODANZA

Uma aula de Biodanza induz vivências de alegria, bem-estar e conexão consigo e com os outros através da música e de jogos de grupo.  

 

Biodanza é um sistema de integração afetiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias da vida, baseada em vivências induzidas pela dança, pela música e por situações de encontro em grupo” 

Código disciplina - CM/prof. João Paulo Coelho

Canções e Memória

Como o próprio título indica, com estas aulas pretende-se proporcionar aos alunos um percurso afetuoso pelas memórias musicais que, de algum modo, se ligam à nossa vida em que a protagonista será a CANÇÃO. 

Sendo as canções, na sua generalidade, compostas pela parte musical e por textos (as chamadas letras), serão recordados vários e diferentes tipos de canções, intérpretes e protagonistas que num passado não muito distante contribuíram para, em contextos por vezes muito diferentes, “crescer connosco”, moldar-nos um pouco o gosto e, nalguns casos, moldar a nossa própria vida. 

Serão apresentados autores, compositores e intérpretes em língua portuguesa (Portugal e Brasil), anglo-americana, Grã-Bretanha, América do Norte e países que utilizem esta língua. Será dado relevo a um capítulo sobre musicais de filmes (clássicos que perduram na memória); 

Cada aula semanal será apresentada com apoio de imagens em apresentações eletrónicas concebidas para o efeito, informações orais e a interpretação de 2 ou 3 canções tocadas e cantadas ao vivo pelo professor e/ou algum ou alguns convidados da própria USCQAL ou exteriores à instituição. 

A título de exemplo, apresenta-se um esquema organizativo sintético para o ano letivo: 

Fase 1 – canções e músicas de filmes (várias línguas) e temas clássicos que enraízam na memória de quase todos. 

Fase 2 – abordagem a novos temas de música ligeira portuguesa e eventualmente brasileira. 

Fase 3 e seguintes – abordagens a intérpretes de língua anglo-americana. 

No final de cada sessão será sempre anunciado o teor da sessão seguinte. 

Obviamente, poderão ser aceites algumas sugestões dos alunos. 

Código disciplina - CK/prof. Sérgio Gomes

Chi-Kung/Tai-Chi

O Chi-Kung é uma ginástica respiratória que combina a respiração com o movimento lento e concentração em várias partes do corpo, de modo a melhorar o fluxo energético do nosso corpo.  

Perguntaram um dia a um mestre por que razão praticava Chi-Kung e ele respondeu:  

É PARA ME SENTIR BEM! 

Código disciplina - CT/prof. Carlos Rodolfo

Ciência e tecnologia

OBJETIVO: Explicar os princípios científicos que estão na base dos desenvolvimentos tecnológicos, por forma a compreender o funcionamento dos atuais equipamentos e sistemas de tecnologias emergentes, utilizando-os de forma eficiente e segura.  

Procuraremos que as aulas tenham a participação ativa dos alunos com debates abertos sobre desafios associados aos novos desenvolvimentos científicos e de inovação tecnológica em Portugal e no mundo.  

O curso será realizado ao longo do ano letivo 2021-2022, com 1 hora semanal, incluindo ainda 2 visitas fora desse horário, se for possível serem realizadas, no contexto das normas de segurança vigentes. 

VISITAS PREVISTAS: Museu das Comunicações (em Lisboa) e outro local (a definir).  

PROGRAMA 

  • A importância da Ciência, da Tecnologia e da Inovação para a sociedade atual; 
  • As setas do tempo: a evolução do tempo através da História e da sua observação em várias áreas; 
  • Noções de entropia: na termodinâmica, como avaliação do estado de desordem de um sistema; nas comunicações, como medida da perda de informação de uma mensagem ou de um sinal transmitido; na física, como “seta do tempo”; 
  • A transformação do mundo analógico para o digital. Computadores e Simuladores. Algoritmos. Bits e Bytes. O futuro das ciências da computação; 
  • Inteligência artificial (IA). Aprendizagem automática. Algoritmos evolutivos; 
  • O espectro eletromagnético. As ondas de rádio, televisão, micro-ondas, raios X, raios gama: as suas aplicações, ondas ionizantes e eventuais riscos para a saúde; 
  • A evolução da eletrónica, das telecomunicações e das tecnologias de informação e comunicação (TICs). As redes de comunicações móveis sem fios. A revolução do 5G; 
  • Os sistemas de posicionamento geográficos. O GPS (Sistema de Posicionamento Global). Como utilizar as Apps dos dispositívos móveis para se localizar e navegar;  
  • A energia / matéria e os novos materiais. As nanotecnologias. Produtos em desenvolvimento com aplicações na indústria têxtil, na eletrónica e na medicina; 
  • A origem do Universo e a criação das partículas elementares; 
  • A antimatéria. A descoberta das antipartículas e as suas aplicações – PET; 
  • As forças fundamentais da natureza e a sua interação: força da gravidade, força eletromagnética, força fraca (decaimento radioativo) e força forte (núcleo atómico); 
  • A absorção e emissão de fotões. As linhas espetrais. O laser e a holografia; 
  • O mundo da física quântica. O computador quântico (quobits) e as capacidades da computação quântica; 
  • A tecnologia “blockchain”. Os “NFT” (Tokens não fungíveis) como certificados de autenticidade digital de um bem. As criptomoedas, as moedas digitais emitidas pelos bancos centrais e a sua evolução
Código disciplina - GL/prof.ª Rosangela Generali

Clube de Leitura

Grupo de leitura que reúne uma vez por mês (na 3ª semana) para falar sobre os livros que forem previamente escolhidos.  

Código disciplina - RS/prof.ª Ana Tavares

Comunicação nas Redes Sociais

As redes sociais são hoje em dia uma forma de comunicação fundamental, insistindo muitas vezes
em substituir a interação pessoal, transformando rostos, expressões, sorrisos, olhares, vozes,
toques ou abraços em textos e imagens por detrás dos ecrãs. Como incorporá-las, então, na nossa
comunicação? 
Aqui vamos aprender sobre o Facebook, o Instagram, o Whatsapp, o LinkedIn, o TikTok, os Blogs, o
e-mail… Como usá-los? Quando usá-los? Texto ou fotografia? Como trabalhar as fotografias e
vídeos? O que significam os ícones? E as abreviaturas? 
Nestas aulas, vamos desvendar todos estes segredos…e mais.

Código disciplina - CH/prof.ª Rosangela Generali

Comunicação Humana

A Comunicação Humana nas suas várias vertentes:  

Face a face ou mediada por telefones e telemóveis e mediática através da Comunicação Social. 

Os fenómenos “Publicidade, Marketing e Comunicação Empresarial. 

Nas aulas discutimos temas da atualidade, aprendemos histórias, fazemos amigos e algo novo acontece, porque no contacto com os outros, reinventamo-nos. 

Código disciplina - CR/prof.ª Vera Batista

Contos Portugueses do século XX

– Contos selecionados de autores de língua portuguesa. 

– Prioridade na escolha: os contos (e contistas) mais consagrados da nossa literatura. 

– Contexto espácio temporal dos contos escolhidos. 

– Interpretação, troca de opiniões e experiências. 

Código disciplina - CF/prof.ª Josiane Boudon

Conversas em Francês

CONVERSAS EM FRANCÊS – CONVERSATION EN FRANÇAIS
Sendo o nível de conhecimentos de francês dos inscritos muito variável, proponho um programa abrangente de revisão e melhoria da prática da língua francesa, passando pela escolha de temas diversos, do agrado da maioria, por forma a tornar as sessões animadas, participativas, agradáveis e alegres.
Venha rever e atualizar os seus conhecimentos de francês, a língua da Cultura, das relações internacionais, da gastronomia e do Amor …
Explicando as dificuldades próprias da língua francesa, vamos viajar pelo Hexágono e quiçá fora deste, pela literatura e pelas Artes.

Código disciplina - CP/prof.ª Cristina Serrão

Conversas Sobre Plantas

As plantas apareceram no planeta Terra muito antes que os animais.  

Desde sempre existiu uma relação de interdependência entre o Reino Animal e o Reino Vegetal.  

As plantas fazem parte do quotidiano dos humanos marcando os momentos importantes da sua existência. De facto, alimentam-nos, protegem-nos, vestem-nos, purificam o ambiente e recreiam-nos com a sua beleza. 

Propomo-nos conversar semanalmente sobre o maravilhoso e misterioso mundo das plantas, procurando conhecê-las melhor nos domínios da morfologia, fisiologia, sistemática e fazendo uma breve abordagem de etnobotânica. 

Código disciplina - Co/prof.ª Cristina Serrão

Costurando

Espaço de troca de experiências entre alunas(os) que gostem de costurar. 

Código disciplina - Cl/prof.ª aNA mARTINS

CULINÁRIA

O nosso curso vai basear-se na pirâmide alimentar e de todos os alimentos que a compõem, seus
nutrientes e receitas do que poderão cozinhar com cada um deles. Iniciaremos pelo primeiro dos
oito degraus da pirâmide, que é composto pelos cereais e sementes. Falaremos de tudo o que
poderá cozinhar com farinhas, cereais, sementes e afins, desde um scone a uma panqueca,
passando por quiches e por outros alimentos deste grupo e terminando num saboroso arroz
malandrino.. Caminharemos pelo 2º patamar: vegetais e hortícolas, seguindo o mesmo processo.
Falaremos também da dieta mediterrânica e de como é benéfica para a saúde, apresentando
receitas relacionadas.
Iremos intercalar outros assuntos relacionados com a alimentação por serem uteis e atuais, tais
como: receitas do S. Martinho, Natal, Ano Novo, Dia de Reis e Páscoa, grupos de alimentos, a
importância da cor dos alimentos, alimentos oxidantes, Ácidos e alcalinos, com vitamina C, bebidas
reconfortantes para o Inverno, cozinhar na caneca no micro ondas, especiarias, ervas aromáticas,
sal e chá, não esquecendo algumas dicas de cozinha.

Código disciplina - OC/prof.ª HELENA MARQUES

CULTURA OCIDENTAL

Cultura Ocidental

1. Introdução
1.1. Cultura e Civilização
1.2. Conceito de Cultura e de Culturas

2. Cultura Ocidental
2.1. Conceito
2.2. Matriz
2.3. Substratos e superestratos culturais
2.4. Delimitação no espaço
2.5. Delimitação no tempo

3. Fases evolutivas da Cultura Ocidental
3.1. Alta e Baixa Idade Média
3.2. Idade Clássica
3.3. Idade Moderna
3.4. Traços caracterizadores de cada uma destas fases
3.4.1. na política
3.4.2. na organização social
3.4.3. nas artes plásticas
3.4.4. na literatura
3.4.5. na música

Código disciplina - dr/prof. José Brito

Danças Regionais - Folclore e Etnografia

– SÍNTESE E ÂMBITO: A palavra “Folclore” é a forma aportuguesada da palavra inglesa “Folklore”, palavra empregue pela primeira vez em 1846 pelo arqueólogo inglês William John Thomas, e composta ela própria por duas outras palavras de origem saxónica: “folk” (povo), e “lore” (tradição). Por seu lado, a palavra “Etnografia” é composta pelo termos gregos “ethnos” (povo), e “graphein” (grafia, escrita ou, num sentido mais lato, descrição). Logo, etimologicamente, a Etnografia é o estudo descritivo de um povo. Muitas pessoas confundem Folclore com Etnografia, ou até mesmo com Etnologia, crendo que se trata da mesma coisa. Ora, não é inteiramente assim: a Etnografia e o Folclore só têm em comum entre si a metodologia que é igual para uma e para o outro; quanto à Etnologia e Folclore, a diferença que existe refere-se a que, enquanto a Etnologia estuda atividades e objetos concretos, materiais, o Folclore estuda atividades e objetos espirituais e artísticos, tradições, usos e costumes. 

Assim, poderemos definir Folclore como sendo a Ciência Etnológica (ou auxiliar da Etnologia), que estuda os usos, costumes, tradições espirituais e as expressões orais e artísticas de um povo ou de um grupo étnico evoluídos. Quer isto dizer que o Folclore estuda os usos, costumes e as tradições milenárias e seculares de povos cujos padrões de vida deixaram de ser primitivos. É por essa razão que os assuntos habitualmente estudados pelo Folclore são as danças e cantares, trajos populares instrumentos musicais, festas, feiras, mercados e romarias, medicina popular e magia, lendas, contos e estórias, poesia popular, provérbios e adivinhas, jogos e brincadeiras populares, e outros usos e costumes regionais. 

Pretende-se com o presente módulo formativo dar instrução sobre Folclore e Etnografia Portugueses com particular incidência nas danças e cantares populares de norte a sul do país. O módulo será eminentemente prático com formação em dança popular regional percorrendo as mais tradicionais e típicas modas do Cancioneiro Tradicional Português. 

O módulo será uma continuação do ministrado no ano letivo anterior sendo que o sucesso granjeado nas diversas atuações públicas o poderá catapultar para algo mais estando em equação a possibilidade de adotar indumentária e tocata própria. 

– PROGRAMA(que poderá ser alterado em função do andamento dos módulos ou outras condicionantes que possam surgir) 

  1. Danças de Roda MinhotasPassarinho/Tantas Libras/Coelho/Regadinho/Arrastadinha 
  2. Danças de Roda do Douro e BeirasCarinhosa/Vira de Coimbra/Alargai-vos Raparigas/Besbiana  
  3. Fandangos, Serrinhas e EspanhóisEspanhol em Serra (“Lari”)/Vira Espanhol (Lorvão)/Fandango Ribatejano/Fandango Minhoto  
  4. Modas em Quadra ou Coluna:Entrançadinho/Verde Gaio/Lambão Lambão  
  5. Chulas, Vareiras e MalhõesChula de Arouca/Vareira Descansada/Vareira das Palmas/Malhão Velho 
  6. Modas ao Sul: Saias Novas/Saias à Rua (d’Aviz)/Corridinho
Código disciplina - dM/prof.ª MARIA josé matos

Desafios Matemáticos

O cérebro, tal como o corpo, precisa de ser alimentado e exercitado, para não perder capacidades. 

Também, tal como acontece com o corpo, o treino do cérebro recorre a atividades variadas, que visam melhorar a atenção, a memória, o raciocínio, a autoconfiança…, a cultura geral. 

As atividades envolvem exercícios de cálculo algébrico e/ou mental, de pensamento lateral, de observação, de criatividade, de experiências de rotina e fora da rotina… 

Os assuntos vão sendo definidos de acordo com o interesse manifestado pelos alunos – já fizemos muitas contas e falámos do número zero, do número de ouro, de fractais, de poesia, de pintores e de pintura de base matemática… E não só! 

Código disciplina - PD/prof. Francisco Pestana

Desenho/
Técnicas Pintura

A aula tem como objetivo o ensino das diversas técnicas do desenho e pintura para que cada participante possa dar oportunidade à sua criatividade, tanto no uso da cor como na construção do traço. 

Código disciplina - DI/prof.ª Conceição Marques

Direitos/Deveres Cidadãos

A educação para a cidadania tem como objetivo a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos. 

Código disciplina - EM/prof. Júlio Pinto

Efemérides e
Cultura Geral

Nesta aula, para além de serem debatidos os assuntos interessantes do dia-a-dia e as datas comemorativas (efemérides), continuar-se-á com o passeio histórico do passado mais remoto, desde o Big-Bang até aos dias presentes. 

Código disciplina - BC/prof.ª Cândida Lourenço

English Book Club

Clube de leitura de histórias curtas e de revistas em língua inglesa; toda esta leitura para os alunos terem a oportunidade de treino de conversação avançada em inglês. 

Esta aula é dirigida a alunos que já têm uma certa compreensão do inglês para poderem ler e discutir, em classe, a história que leram em casa e para poderem discutir vários temas que venham a ser acordados. 

Também haverá leitura de artigos de revistas para debater. Muitas histórias e artigos são de origem canadiana

Código disciplina - EN/prof. Armando Mota

Entretenimento

Esta disciplina tem como objetivo o ensino e a prática dos jogos de SUDOKU e outras atividades de entretenimento do agrado dos alunos participantes.   

Código disciplina - EE/prof.ª Rosangela Generali

Escritores/Escritas Língua Portuguesa

Esta disciplina permite-nos voar em muitas viagens através dos livros. Haverá diversos encontros com autores das mais variadas nacionalidades, uns mais conhecidos e outros pouco divulgados no momento. 

Haverá sessões com escritores que nos permitirão conhecer pessoalmente mulheres e homens que têm o dom de contar estórias mas, para além disso, ouvi-los-emos falar de si próprios, das suas alegrias, tristezas, dificuldades e vitórias. 

Código disciplina - ES/prof.ª LAURA BORSANI

ESPANHOL PARA CONVERSAR

SINOPSE A ATUALIZAR

Código disciplina - FT/prof. ARMANDO MOTA

FOTOGRAFIA

Noções básicas de fotografia. O Retrato, foto paisagem, macro foto. A técnica e a arte da fotografia. Foto com Smartphone. Workshops e trabalhos de campo.

Código disciplina - CL/prof.ª ANA MARTINS / JOANA CANOA

GASTRONOMIA

Pretendo falar da gastronomia regional, cultura e tradições de cada um dos 18 distritos, inseridos nas cinco regiões em que o continente está dividido e das duas regiões autónomas.

Código disciplina - G3/prof. Fernando Ferreira

Geometria Mágica - Nível Básico - 1

I. – O nascimento da geometria;
II. – As grandes descobertas da geometria;
III. – As principais aplicações da geometria na antiguidade;
IV. – A Geometria Sagrada: Principais gerais e suas principais aplicações;
V. – Representação das figuras geométricas (triângulo, quadrado, pentágono, hexágono, octogono, dodecágono);
VI. – Representação do pentagrama e estudo das suas propriedades geométricas;
VII. – Representação dos sólidos platónicos (tetraedro, hexaedro/cubo, octaedro, dodecaedro, icosaedro) através do metatron;
VIII. – Representação das espirais geométricas (com dois pontos, com três pontos e com 4 pontos); Representação da espiral de Fibonacci;
IX. – Os anagramas geométricos;
X. – Padrões geométricos;

Público-alvo: curso aberto a todos os associados que detenham competências básicas em traçados geométricos, nomeadamente saber representar linhas e circunferências e saber usar o esquadro, o compasso e o transferidor.
Material necessário para as sessões:
Para os participantes: folhas brancas de papel cavalinho (formato A4), lápis HB ou lapiseira de grafite nº5, borracha branca, esquadro, compasso e transferidor (opcional, se o esquadro tiver escala de graus)

Código disciplina - G1/prof. Fernando Ferreira

Geometria Mágica - Nível Básico - 2

I. – GEOMETRIA SAGRADA: O que é e para que serve
II. – Polígonos estrelados; Representação do pentagrama e estudo das suas propriedades geométricas;
III. – Desenho de labirintos circulares e poligonais;
IV. – Desenho de jardins franceses;
V. – Anagramas geométricos;
VI. – Ilusões de ótica geométricos;
VII. – Mandalas geométricos;
VIII. – Planificação e construção dos sólidos platónicos;
IX. – Representação de um domo pentagonal;
X. – Padrões geométricos;
XI. – Representação da simbologia geométrica ancestral (rosáceas, marcas lapidárias)
Público-alvo: curso aberto a todos os associados que detenham competências básicas em traçados geométricos, nomeadamente saber representar linhas e circunferências e saber usar o esquadro, o compasso e o transferidor.
Material necessário para as sessões:
Para os participantes: folhas brancas de papel cavalinho (formato A4), lápis HB ou lapiseira de grafite nº5, borracha branca, esquadro, compasso e transferidor (opcional, se o esquadro tiver escala de graus)

Código disciplina - G2/prof. Fernando Ferreira

Geometria Mágica - Nível avançado

– Geometria Sagrada
– Ilusões de ótica tridimensionais
– Estruturas tridimensionais: Legos, transformação 2D-3D, Kirigami
– Geometria tridimensional: cristalino e molecular
– Tesselações regulares e semiregulares
– Geometria Fratal
– Principais correntes artísticas centradas na Arte Geométrica

Público-alvo: curso aberto a todos os associados que detenham razoáveis competências em traçados geométricos, nomeadamente saber usar o esquadro, o compasso e o transferidor ou ter frequentado o curso no ano escolar transato.
Material necessário para as sessões:
Para os participantes: folhas brancas de papel cavalinho (formato A3), lápis HB ou lapiseira de grafite, borracha branca, esquadro, compasso e transferidor (opcional, se o esquadro tiver escala de graus)

Código disciplina - GJ/prof. Fernando Marques

Grp. Jograis

Aula para aprender e praticar as técnicas de dizer poesia. 

Quando existir interesse por parte dos alunos, poderão ser construídos poemas coletivos. 

Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados. 

CÓDIGO DISCIPLINA - GT/Prof. Fernando Marques

Grp. Teatro

Aula para aprender e praticar as técnicas de representação num palco de teatro. 

Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados. 

 

Código disciplina - EB/prof.ª Lourdes Polainas

HARMONIA COM FENG SHUI

No âmbito da disciplina que me proponho lecionar no próximo ano letivo, irei conduzir os alunos num percurso que visa identificar as formas simples e fáceis de harmonizar a casa através de simples técnicas e procedimentos alinhados com a milenar arte chinesa que se designa por Feng Shui. Isto significa conhecer a casa e os sinais manifestados, realizando em seguida pequenas intervenções nas cores, materiais, formas e localização dos objetos, mas também recorrendo às flores, plantas e cristais. 

A Casa dos Avós é um espaço de construção das próximas gerações. Nela, as memórias do passado são simples recordações do Ontem e o futuro é o próximo passo dos netos. É fundamental que este espaço seja um local de grande harmonia, equilíbrio e bem-estar tanto para os que nela habitam como para os que a visitam – acima de tudo é um local de amor. É igualmente importante que a casa dos seniores seja um espaço de reconciliação individual com a vida, a família e os amigos. Iremos falar de Feng Shui – baguá, cores, formas, materiais, energias na casa, destralhar as velharias, … como olhar para a casa, dicas simples e rápidas, usar cristais e flores, …. mas iremos também falar das Pessoas 

Código disciplina - HC/prof. Lança-Coelho

História da Cultura do Século XX

Estudo histórico, em todas as vertentes, da cultura nacional e estrangeira dos anos da Segunda Guerra Mundial e de 1945 a 1959. 

Código disciplina - CV/prof.ª Heloisa Monteiro

História da Musica de Cabo Verde

Convidamos-vos a viajar através da História de Cabo Verde, conhecendo o seu percurso musical, riquíssimo e multifacetado, num ambiente de grande entusiasmo, franco convívio e permanente descoberta
Esta disciplina – História da Música de Cabo-verde – será por Heloísa Monteiro, cabo-verdiana, professora de música, reformada, filha do músico e compositor Jotamont, que dedicou toda uma vida ao ensino e à música do seu país, sendo hoje fundadora do Coro Voz Terra, que dirige este coro, composto por elementos portugueses e cabo-verdianos, tem como objetivo a divulgação da música tradicional de Cabo Verde, em especial a Morna, elevada em 2019 pela Unesco, a Património Cultural e Imaterial da Humanidade.
Esperamos por ti

Código disciplina - HR/prof.ª Ana Ferreira

História das Religiões

As grandes Religiões que marcam a História da Humanidade – o Islão, o Hinduísmo, o Budismo, o
Judaísmo e o Cristianismo.

Serão abordadas as características de cada religião, a sua origem, a sua inserção em períodos
históricos respectivos e a sua influência no desenvolvimento da própria civilização. 
Os novos movimentos  dentro de cada religião.

Código disciplina - HL/prof. António Silvano

História de Arte da Cidade Lisboa

Nesta aula serão apresentados os seguintes temas principais, embora outros possam também ser abordados: 

  1. A Conquista de Lisboa: D. Afonso Henriques, os cruzados e o cerco a Lisboa; A conquista de Lisboa (1147 versus 1185); O duplo voto; A Capela de Nossa Senhora do Monte e Mosteiro de São Vicente de Fora. 
  2. A Igreja e Mosteiro de São Vicente de Fora: Sua localização; Sua Arquitetura (do Românico ao Maneirismo); Artistas envolvidos; Os mecenas (D. Afonso Henriques / período Filipino); Filipe I de Portugal versus D. Sebastião; Santo António e a sua passagem pelo Mosteiro; A Sala da Portaria e a pintura ilusória (trompe-l’oeil); O terramoto de 1755 e suas implicações no monumento; Os restauros do Século XX – da realidade à utopia. 
  3. O Santo Padroeiro de Lisboa – Santo António / Santo Antão: Sua representação iconográfica; A Lisboa romana dos nossos dias. 
  4. O Brasão de Armas da Mui Nobre e sempre Leal Cidade de Lisboa: Sua análise; Os seus símbolos; O seu significado. 
  5. Redescobrir Lisboa: As sete colinas; Os Bairros Populares; O passado e o presente; Lisboa do passado e do presente. 
  6. Museu de Lisboa. 
  7. A Arquitetura em Portugal e na Europa. 
  8. A Pintura portuguesa e europeia 
  9. Heráldica e Genealogia. 
  10. A Arte Efémera 
Código disciplina - HA/prof.ª

História de Arte Moderna e Contemporânea

Código disciplina - HN/prof. Lança-Coelho

História de Portugal Nua e Crua

Curiosidades, informações e conhecimentos, que nunca nos ensinaram em qualquer grau de ensino, de D. Afonso Henriques a D.  Manuel II, e que sempre nos esconderam por tudo o que representavam. 

Código disciplina - TR/prof.ª Maria José Melo

História e Técnica Tapetes Arraiolos

A matéria desta aula está relacionada com duas vertentes: 

– História e evolução do fabrico dos Tapetes de Arraiolos; 

– Ensino da técnica do bordado de Arraiolos para que cada aluno possa confecionar as suas próprias obras. 

Código disciplina - IA/prof.ª Clara Victória

Informática (IA) - Nível 1

O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento. 

As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã. 

Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: 

O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mailwordexcelpower-point e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos. 

Para os alunos desta aula de NÍVEL-1, serão dados os conceitos mais básicos da matéria e o ritmo das aulas dependerá da evolução do grupo. 

Código disciplina - IB/prof.ª Clara Victória

Informática (IB) - Nível 2

O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento. 

As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã. 

Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: 

O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mailwordexcelpower-point e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos. 

Para os alunos desta aula de NÍVEL-2, serão dadas funcionalidades mais avançadas para que possam utilizar facilidades da net e os diversos utilitários no que pretenderem. Ir-se-á tão longe quanto a dinâmica do grupo o permitir. 

Código disciplina - Ic/prof.Vitor Antunes

Informática (Ic) - Nível 1

O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento. 

As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã. 

Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: 

O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mail, word, excel, power-point e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos. 

Para os alunos desta aula de NÍVEL 1, serão dados os conceitos mais básicos da matéria e o ritmo das aulas dependerá da evolução do grupo. 

Código disciplina - ID/prof. Vitor Antunes

Informática (ID) - Nível 2

O objetivo das aulas de Informática centra-se no encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias que nos surpreendem a todo o momento. 

As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã. 

Na sua generalidade, nas aulas de informática abordam-se as seguintes vertentes: 

O que é a informática, segurança, organização, sistema operativo, internet, e-Mailwordexcelpower-point e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos. 

Para os alunos desta aula serão dadas funcionalidades para que possam utilizar facilidades da net e os diversos utilitários no que pretenderem. Ir-se-á tão longe quanto a dinâmica do grupo o permitir. 

Código disciplina - LI/prof.ª Maria pereira

Inglês - Básico

O Inglês básico é uma disciplina para quem se quer iniciar na aprendizagem da língua inglesa ou pretende relembrar esta língua desde o início. 

Começa pelo vocabulário básico e histórias muito simples que a maioria conhece em Português. Também trabalharemos com os verbos principais: to be ; there to be; to have e to do, no simple presente – negative and inerrrogative forms.    

 

Código disciplina - L4/prof.ª Eugénia Faria

Inglês - Boas/Divertidas Conversas

Código disciplina - L3/prof.ª Eugénia Faria

Inglês - Começar a falar

Aula de iniciação à leitura, interpretação de textos, gramática e conversação para quem ainda está no início da aprendizagem do inglês. 

Código disciplina - L2/prof.ª Maria Pereira

Inglês - Nível 1

O Inglês de Nível 1 é uma disciplina de aprendizagem da língua inglesa para todos os que estão

um pouco além do início e que já sabem as palavras e frases básicas.

Relembramos os principais verbos da língua inglesa, nas suas várias formas ( Negative and

Interrogative  Sentences ). Simple presente; Simple Past; Present continuous; Simple Future;

1st and 2nd conditional. Regular and irregular verbs. Começamos a ler histórias com

vocabulário mais avançado e análise de vocabulário. “ Above all:  we just  try to have some

fun , while we are remembering and learning together” . 

CÓDIGO DISCIPLINA - mb/Prof. José Costa

Movimento e
Bem-Estar

Esta será uma disciplina de exercício físico, adaptada à idade dos alunos e às suas limitações, que visa devolver em cada momento do ano uma melhoria no dia-a-dia de cada um. 

Da integração de vários saberes e disciplinas resulta um conjunto de estímulos físicos que vão devolver uma consciência postural em cada participante, aumento da sua resistência, maior amplitude de movimento e aumento da sua capacidade respiratória. 

Os exercícios serão adaptados para que todos os alunos os possam executar. 

Permitam-se viver melhor, façam algo por vós. 

CÓDIGO DISCIPLINA - NC/prof.ª. Maria Luz Sobral

No Caminho da Consciência

As aulas desta disciplina são dadas quinzenalmente e têm como objetivo os seguintes temas: 

– Sessões de Meditação; 

– Debates sobre textos de livros escolhidos pelo grupo de participantes; 

– Esclarecimento de dúvidas relacionadas com a temática da aula; 

– Participação de convidados que tragam valor acrescentado. 

CÓDIGO DISCIPLINA - OS/Prof. José Costa

Oficina da Saúde

A Osteopatia é uma Terapia Manual que visa restabelecer o equilíbrio articular e muscular do corpo. 

Indicada para todas as idades, melhora a qualidade de vida, aportando os seguintes benefícios: 

– Melhora a Postura 

– Retarda os Sintomas de Desgaste Articular 

– Elimina a Dor em Problemas Osteomusculares de Origem Mecânica 

– Melhora a Mobilidade Articular 

– Estimula a Força e a Flexibilidade 

Durante este ano letivo, na disciplina de OFICINA DA SAÚDE, iremos abordar vários temas, todos no sentido de informar e prevenir lesões que envolvam articulações e tecido muscular, tais como: 

DOR CIÁTICA / PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS / COMPROMETIMENTOS NEUROLÓGICOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES / ARTICULAÇÃO DO OMBRO / ARTICULAÇÃO DO COTOVELO / ARTICULAÇÃO DO JOELHO / ARTICULAÇÃO DO PÉ / CERVICAL / SITUAÇÕES CRÓNICAS DAS ÁREAS ARTICULARES E MUSCULARES / PREVENÇÃO E TRATAMENTOS. 

Desta forma será possível viver com mais qualidade beneficiando de maior bem-estar. 

CÓDIGO DISCIPLINA - O2/prof.ª Fátima MOreira

Origami - Avançados

A aula de AVANÇADOS é para quem já tem alguma prática da técnica. 

O Origami é a arte de dobrar o papel. Esta arte nasceu na China após o aparecimento do papel no ano 105 d.C.. Mais tarde foi importada pelo Japão e introduzida na Península Ibérica pelos Árabes. 

A palavra japonesa Oru, significa dobrar e Kami significa papel. 

Os papéis a utilizar poderão ser de diversos tipos: 

— os tradicionais japoneses, Washi e Chiyogami, 

— os de dupla face, de revistas, de fotocópia, Kraft, de embrulho… 

CÓDIGO DISCIPLINA - O1/prof.ª Fátima MOreira

Origami - INICIADOS

A aula de INICIADOS é para quem quer começar a aprender esta arte de dobrar o papel. 

O Origami é a arte de dobrar o papel.  

Esta arte nasceu na China após o aparecimento do papel no ano 105 d.C.. Mais tarde foi importada pelo Japão e introduzida na Península Ibérica pelos Árabes. 

A palavra japonesa Oru, significa dobrar e Kami significa papel. 

Os papéis a utilizar poderão ser de diversos tipos: 

— os tradicionais japoneses, Washi e Chiyogami, 

— os de dupla face, de revistas, de fotocópia, Kraft, de embrulho… 

CÓDIGO DISCIPLINA - GC/Prof. Ricardo cotrim

Orquestra Típica de Cantares da USCQAL

Aula para ensinar e praticar as técnicas de canto, com uso de alguns instrumentos, para cantar e tocar canções essencialmente portuguesas e regionais. 

Os alunos participantes desta aula formarão o GRUPO DE REPRESENTAÇÃO da USCQAL em eventos internos e externos que venham a ser programados. 

CÓDIGO DISCIPLINA - PP/Profª Vera Batista

Poesia portuguesa do séc. XX

– Poemas selecionados de autores de língua portuguesa, como: Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, António Gedeão, Jorge de Sena, Ruy Belo, Ana Luísa Amaral, Alexandre O’Neill… 

– Estrutura formal dos poemas. 

– Leitura e análise de sentidos. 

– Troca de impressões sobre temáticas e seu desenvolvimento. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - SM/Prof. Afonso Herédia

Saúde Mental e Qualidade de Vida

Programa Letivo 

História da Saúde Mental  

Semiologia  

Classificação das doenças mentais e das perturbações cognitivas  

Introdução aos quadros psicopatológicos mais comuns  

Introdução aos quadros de perturbações Neurocognitivas mais comuns  

Intervenções Positivas – Bem-Estar  

Estratégias para lidar com a ausência de Saúde Mental. 

Atividades: Discussão de casos práticos e exercícios de role-play 

CÓDIGO DISCIPLINA - TA/Prof. pedro Sande

Temas Actuais Economia/Política/
Gestão

A unidade Temas Atuais de Economia / Política / Gestão debruça-se sobre temas da contemporaneidade, enquadrando-os numa perspetiva de que todos os atos humanos têm um carácter político, fazendo uso da Ciência Económica, da Ciência Política, das Relações internacionais, da Sociologia, das Políticas Públicas e das boas práticas de Gestão. 

A metodologia utilizada recorre à apresentação e discussão de temáticas e factos do dia-a-dia. Uma análise que se pretende abrangente e capaz de ir além da espuma dos dias. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - TL/prof.ª Teresa Romão

Trabalhar Linhas/Lãs

Aula para aprender a confecionar todo o tipo de trabalhos de vestuário feitos em linhas e lãs, desde camisolas, casacos, echarpes, etc., para adultos e crianças, até bordados e tapeçarias. 

CÓDIGO DISCIPLINA - PC/Profª. Odete Lopes

Vá Passear de Comboio

– Cronologia da história dos caminhos de ferro em Portugal: 

O princípio do caminho de ferro em Portugal, inaugurado em 28 de outubro 1856, foi um dos mais importantes acontecimentos da época. Muitos são os marcos que assinalamos na história dos transportes – de um projeto inicial para ligação ferroviária ao Porto e à fronteira de Badajoz, construiu-se uma verdadeira rede ferroviária, com ligações internas e externas, em muito contribuindo para o desenvolvimento do País e a sua aproximação à Europa. 

– A CP – 165 anos de história (breves noções para ficar a conhecer a empresa): 

Portugal tem muito para descobrir e pela vista da nossa janela começa o passeio. 

Todos gostamos de viajar. 

Começar a viagem num comboio é iniciar desde logo uma visita a memórias ou a locais novos, ritmada pelo movimento único que nos embala. 

Numa jornada única pelos 2.179 km de linhas de comboios.  

Viagens em vários roteiros que vamos querer conhecer. 

– PASSEIOS DE COMBOIO/VIAGENS DE CONHECIMENTOS (vamos atualizando) 

Viagens em comboios históricos / a vapor – Linha do Vouga e Linha do Douro; 

Visitas a diversas secções museológicas situadas ao longo do país; 

Visita ao Museu Nacional ferroviário do Entroncamento; 

Visita estação S. Bento (património azulejar)

CÓDIGO DISCIPLINA - VJ/Prof.ª Fátima Moreira

Vamos Jogar (King/Outros)

Aula onde se aprende a jogar e se praticam jogos como o KING, XADREZ e outros que sejam do interesse de um grupo de alunos. 

CÓDIGO DISCIPLINA - V1/Prof. João Paulo Coelho

Viola Acústica

Aula onde se ensina a tocar viola clássica a partir da iniciação aos tons e dedilhação de notas básicas. 

Polo de queijas - 11 disciplinas presenciais com 11 professores

CÓDIGO DISCIPLINA - RS/prof.ª ANA TAVARES

COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS - POLO

“A Comunicação nas redes sociais”:

As redes sociais são hoje em dia uma forma de comunicação fundamental, insistindo muitas vezes em substituir a interação pessoal, transformando rostos, expressões, sorrisos, olhares, vozes, toques ou abraços em textos e imagens por detrás dos ecrãs. Como incorporá-las, então, na nossa comunicação? 

Aqui vamos aprender sobre o Facebook, o Instagram, o Whatsapp, o LinkedIn, o TikTok, os Blogs, o e-mail… Como usá-los? Quando usá-los? Texto ou fotografia? Como trabalhar as fotografias e vídeos? O que significam os ícones? E as abreviaturas? 

Nestas aulas, vamos desvendar todos estes segredos…e mais. 

CÓDIGO DISCIPLINA - DP/prof.ª cONCEIÇÃO mARQUES

Direitos/Deveres dos Cidadãos - POLO

A educação para a cidadania tem como objetivo a formação de pessoas responsáveis, autónomas, solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo, tendo como referência os valores dos direitos humanos. 

CÓDIGO DISCIPLINA - IP/prof.ª Clara Victória

Informática - POLO

Encontrar, analisar e resolver os desafios da atualidade nas novas tecnologias, que nos surpreendem a todo o momento, é o objetivo das aulas de Informática. 

As comunicações audiovisuais bem usadas são um complemento à segurança e ao isolamento a que muitos estão sujeitos. Aprender e atualizar conhecimentos é uma forma de conservar a mente sã. 

A matéria das aulas de informática do Grupo A aborda as seguintes vertentes: 

O que é a informática; Segurança; Organização; Sistema Operativo; Internet; Mail; Word; Excel; PowerPoint e todos os esclarecimentos sobre as questões colocadas pelos alunos. 

Para os alunos do Grupo A – N1, serão dados os conceitos mais básicos da matéria e o ritmo das aulas dependerá da evolução do grupo. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - L6/prof.ª Maria Pereira

Inglês - Nível 1 - POLO

Inglês básico para alunos do Polo, disciplina para quem se quer iniciar na aprendizagem da língua inglesa. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - VP/prof.ª Noémia Simões

Olhar as Vidas e os Mundos - POLO

CONTEUDOS A LECIONAR: 

– Ciências sociais e responsabilidade social das ciências face aos desafios de hoje 

– Economia e Sociologia: Abordagens e metodologias diversas mas complementares 

– Ciências sociais, educação para a cidadania e literacia para os media 

– Economia portuguesa: problemas e desafios 

– Questões sociais: Direitos humanos no mundo de hoje  

– Empreendedorismo: à descoberta do novo  

– Ambiente e sustentabilidade: que fazer? 

– O urbano e o rural: o desenvolvimento territorial 

– Globalização, cooperação e desenvolvimento: problemáticas atuais  

METODOLOGIA E ATIVIDADES PREVISTAS  

As aulas serão dadas de forma a incentivar a participação ativa dos alunos e alunas. 

Procurar-se-á, sempre que possível, combinar uma parte expositiva com trabalhos de grupo, debates, visionamento de filmes, reportagens e leitura crítica de notícias relacionadas com as temáticas apresentadas, elaboração de jornais de parede, etc. 

 

CÓDIGO DISCIPLINA - OP/prof.ª Maria João Knopfli

Origami - Polo

O Origami é a arte de dobrar o papel e esta disciplina vai ensinar várias técnicas de dobragem para fazer diversos tipos de figuras. 

CÓDIGO DISCIPLINA - OC-Q/prof.ª Maria MAIO

OLHAR A VIDA EM CRISTALINO - POLO

Há uma distância entre Ver e Olhar, depende da perspectiva de cada pessoa e

do Mundo ao seu redor.

Ver é próprio das características do Ser Humano num contexto geral, já o Olhar

é profundo e convoca a visão a abraçar sentimentos, os mesmos despertam

emoções e todos os sentidos são envolvidos levando cada um a ter um sentido

real sobre o que observa.

A vida é um cenário maravilhoso com conteúdos muito valiosos, no entanto,

nos dias atuais, numa sociedade onde tanto é exigido olhar profundamente é

escasso e tão automático quanto respirar, como se o ar fosse garantido.

Logo no nascimento o Ser desperta ao chorar com a respiração, sem suporte

pela primeira vez, é o contacto entre uma realidade interna e externa.

Para olhar a vida em cristalino é imprescindível conhecermo-nos de dentro

para fora, vermo-nos inteiros e reconhecendo que somos uma multiplicidade

complexa com variantes e contrastes muito distintos que nos "obrigam" a

desmontar o puzzle que nos compõe num Todo.

Olhar em cristalino é ser leve e solto, é o Absoluto.

É de tudo isto que vamos falar (e de muito mais) nesta aula de OLHAR A VIDA

EM CRISTALINO.

tabela de disciplinas

tabela de disciplinas